Saiba como evitar a pele ressecada e boca rachada no frio.
Com as temperaturas mais baixas, todo o nosso corpo passa por mudanças. Com as mudanças de temperatura, a pele e os lábios, por exemplo, são os mais afetados pois ficam ressecados. Em alguns casos, a boca chega a apresentar rachaduras. A boa notícia é que existem alguns cuidados que podem evitar esses efeitos tão indesejáveis.
Por que a pele fica ressecada no frio?
Quem pensa que pele seca e lábios rachados comuns em dias de baixa temperatura é história dos avós está enganado. Há uma explicação. Um estudo publicado no British Journal of Dermatology comprovou que as células da pele encolhem por causa do frio, prejudicando uma proteína chamada filagrina. Essa proteína desempenha um papel fundamental na hidratação da pele, afastando os microorganismos, evitando a perda de fluidos e o ressecamento.
Isso significa, de acordo com o estudo, que até as peles oleosas podem sofrer ressecamento no inverno. Afinal de contas, oleosidade não é sinônimo de hidratação. O ressecamento ocorre quando a produção de sebo é insuficiente para amenizar a agressão das baixas temperaturas e umidade.
Então, afinal, como evitar a pele ressecada e lábios rachados no frio?
Como mencionado, é possível evitar a pele ressecada e lábios rachados no inverno, desde que siga alguns cuidados para evitar esses efeitos. Veja abaixo:
Beba água
Por causa das temperaturas mais baixas, a maioria das pessoas tende a beber menos água. A baixa ingestão de líquido afeta diretamente a pele, afinal de contas a hidratação é fundamental para evitar o temido ressecamento.
Nesse caso, o ideal é beber de 1,5 a 2 litros de água por dia. Caso você seja esquecido, existem aplicativos que lembram sobre os horários de beber água. Dessa forma, além de garantir disposição e o funcionamento normal do organismo, terá uma pele hidratada.
Água quente? Cuidado! Pode deixar a pele ressecada
Ninguém resiste aquele banho quentinho em dias mais frios. No entanto, a água quente é péssima para a pele, pois remove algumas propriedades importantes da região.
Isso quer dizer que você vai tomar banho gelado? De forma alguma! Para ter um banho confortável sem agredir a pele, deixe a água um pouco mais morna.
Evite a esfoliação
No frio, a pele tende ficar mais sensível. Por isso, nessa época deve-se evitar alguns cuidados que são realizados cotidianamente, como a esfoliação.
A esfoliação nesse período pode deixar a pele mais seca. Sendo assim, a sugestão é esfoliar uma vez por mês, sempre usando um bom hidratante após o procedimento.
Use hidratantes labiais
Para os lábios, além de todas as dicas anteriores, vale apostar nos hidratantes labiais para evitar o ressecamento e rachaduras. Os mais comuns são manteiga de karité e cacau.
Não esqueça da alimentação
Todos os cuidados externos são fundamentais para evitar a pele ressecada e lábios rachados no frio. Em contrapartida, se o corpo não tiver as vitaminas e nutrientes necessários, vai influenciar diretamente na pele.
Apesar de muitos negligenciar, a alimentação saudável garante uma pele mais bonita e viçosa. Alguns deles como abacate, peixe, laranja, azeite extra virgem e nozes sementes possuem propriedades importantes para a pele.
Dentre as vitaminas e nutrientes disponíveis nos alimentos, a vitamina D possui alguns benefícios que a maioria das pessoas desconhece.
Além de auxiliar a saúde óssea, a vitamina fortalece a barreira da derme (evita o ressecamento), ajuda a diminuir as rugas e linhas de expressão e combate o envelhecimento precoce, promovendo o rejuvenescimento da pele.
A vitamina D pode ser obtida por meio de alimentação (sardinha, ovos, iogurte, queijo, manteiga, óleo de fígado de bacalhau), exposição solar e suplemento vitamínico.
Como os alimentos possuem níveis baixos de vitamina D e os raios solares são menores no inverno, o suplemento vitamínico Koli D3 é uma boa alternativa para suprir a carência nutricional. Ele é o suplemento completo de Vitamina D3 pois auxilia na formação dos ossos e absorção do cálcio, no sistema imunológico e na estrutura muscular.