Entenda os tipos de pele e saiba como cuidar do seu
A saúde da pele precisa de atenção diariamente. Fatores como alimentação, variação hormonal, genética e até o humor influenciam nas características da pele que cada uma pessoa possui. Por esse motivo, existem tipos de pele, que merecem cuidados diferentes de acordo com seus traços peculiares.
Sendo assim, o cuidado com a pele não é igual para todo mundo. Antes de optar por um produto ou tratamento, é fundamental entender o tipo de pele. Em caso de dúvidas, um dermatologista pode ajudar. Caso já conheça o seu, confira abaixo os principais cuidados.
Pele mista
A pele pista é caracterizada pela oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo). Ao mesmo tempo, ela possui uma consistência fina, responsável pelo aparecimento de pequenas rugas e descamação em outras partes do rosto.
Um dos principais cuidados para quem tem a pele mista é a higienização adequada. O ideal é usar sabonetes que controlem a oleosidade. Além disso, os produtos que fornecem hidratação são bem-vindos desde que não sejam gordurosos.
Na hora da higienização, lave o rosto com sabonete que remova o excesso de oleosidade sem deixar a pele ressecada e sensível. Em seguida, aplique um hidratante suave, de preferência de textura em gel ou sérum. Por fim, use um protetor solar com toque seco para controlar a produção de oleosidade e proteger a região dos raios solares.
Pele oleosa
Na maioria das vezes, quem tem pele oleosa sofre com espinhas e cravos. Dessa forma, o cuidado precisa ainda de mais atenção, uma vez que a oleosidade em excesso causa aquele brilho desconfortável e textura irregular.
Para cuidar da pele oleosa, basta realizar limpezas adequadas de forma regular para remover as impurezas que causam obstrução das glândulas sebáceas. Além disso, os hidratantes são opções para garantir a hidratação. Sem contar que toda limpeza deve ser realizada com água fria porque a água quente agride a barreira de defesa.
Se você usa maquiagem, retire-a antes de dormir. Mesmo se não usar, limpe o rosto para remover os resíduos de poluição e diminuir a oleosidade.
Pele seca
A pele seca apresenta características ásperas e sem brilho. Geralmente, esse tipo de pele apresenta sinais de irritação e descamação.
Uma das principais causas desse efeito é a deficiência de água, que causa desidratação.
Quem tem pele seca precisa evitar o uso de cosméticos que possuem álcool na fórmula, pois contribui para o ressecamento. A água quente também é prejudicial.
Assim como as demais peles, a hidratação com produtos específicos para a pele seca devolve o viço e a naturalidade da pele.
Cuidados básicos para todos os tipos de pele
Apesar de cada tipo de pele exigir um cuidado especial, existem alguns cuidados universais, que podem ser aplicados em todos os tipos de pele. Um deles é limpar a pele duas vezes ao dia para evitar a entrada de bactérias e remover os resíduos de radicais livres.
Outro cuidado universal para a pele é o uso de protetor solar. Para evitar que os raios solares causem problemas como rugas, linhas de expressão e até câncer, o produto é indispensável no dia a dia.
O único momento que ele não deve ser usado é para tomar sol a fim de absorver níveis adequados de vitamina D. Nesse caso, a exposição solar sem proteção deve ocorrer por no máximo 20 minutos pelo menos três vezes por semana.
Por fim, a ingestão de vitaminas e minerais através da alimentação é fundamental para garantir uma pele saudável e bonita. A vitamina D, por exemplo, fortalece a barreira da derme e ajuda a diminuir rugas e linhas de expressão.
Rico em vitamina D, o suplemento vitamínico Koli D3 é opção ideal para suprir a carência nutricional da vitamina. Ele também é indicado no tratamento auxiliar da desmineralização óssea (retirada dos minerais dos ossos), da osteoporose, no tratamento do raquitismo, da osteomalácia (enfraquecimento dos ossos) e na prevenção de quedas e fraturas em pacientes com deficiência de Vitamina D.