Como e qual é o melhor horário para tomar vitamina D?
A vitamina D é fundamental para o funcionamento regular do organismo. Ao longo dos anos, a comunidade científica tem discutido sobre seus benefícios para a saúde dos ossos, da imunidade e do músculo. Além disso, ela é associada a prevenção de diversas doenças, como diabetes e câncer. Sendo tão importante para uma vida saudável, é fundamental saber como e qual é o melhor horário para tomar esse nutriente.
Os benefícios da vitamina D
Resumidamente, a vitamina D serve para auxiliar e regular a quantidade de fósforo e cálcio no organismo. Dessa forma, ela facilita a absorção do mineral, favorecendo diretamente a saúde dos ossos. Com isso, evita o surgimento de doenças como osteopenia e osteoporose.
A vitamina está associada à prevenção da Síndrome dos Ovários Policísticos, da endometriose e da infertilidade. Além disso, durante o parto, o nutriente é responsável por evitar complicações, baixo peso fetal e diabetes gestacional.
A vitamina D também tem um papel importante no sistema imunológico. Algumas pesquisas indicam que as pessoas com níveis adequados do nutriente no organismo têm menos chances de contrair gripes e resfriados. Recentemente, outros estudos associaram a deficiência da vitamina com a maior probabilidade de morte pelo coronavírus.
Como tomar a vitamina D
Diferente das outras substâncias nutricionais, a vitamina D não possui apenas a alimentação como fonte. Existem pelo menos três formas de tomar vitamina D.
Alimentação
Alguns alimentos são fontes ou enriquecidos de vitamina D. São eles: óleo de fígado de bacalhau, bife de fígado, gema de ovo, atum, sardinha, salmão selvagem, queijo fortificado, cogumelos, ostra e leite fortificado.
Em contrapartida, os alimentos possuem níveis bem menores de vitamina D em relação à exposição solar, por exemplo. Por essa razão, nem sempre a absorção pela alimentação é suficiente. Nesse caso, deve ser ativada pela exposição solar.
Exposição solar
Como mencionado, a exposição solar é a segunda forma de tomar vitamina D. Na verdade, é a considerada o melhor meio natural de absorver o nutriente. Isso porque os raios solares penetram a pele e ativam a vitamina D3, chamada de colecalciferol.
Suplemento vitamínico
A terceira forma de tomar vitamina D é por meio de suplemento vitamínico, como Koli D3. Ele fornece a quantidade ideal do nutriente que o organismo precisa para evitar a deficiência vitamínica e proporcionar os benefícios que a vitamina traz.
O Koli D3 é um suplemento alimentar de vitamina D3 em comprimidos revestidos, indicado no tratamento auxiliar da desmineralização óssea (retirada dos minerais dos ossos), da osteoporose, no tratamento do raquitismo, da osteomalácia (enfraquecimento dos ossos) e na prevenção de quedas e fraturas em pacientes com deficiência de Vitamina D.
Na maioria das vezes, ele é necessário quando a alimentação e a exposição solar não são suficientes para suprir a necessidade nutricional.
Afinal, qual o melhor horário para tomar a vitamina D?
Não há nenhum horário melhor ou pior para tomar a vitamina D. A escolha varia de acordo com fonte, rotina de vida e necessidade nutricional.
No caso dos alimentos, é possível incluir alimentos ricos em vitamina D em todas as refeições do dia.
Já na exposição solar recomenda-se tomar sol pelo três vezes por semana de 15 a 20 minutos sem protetor solar. O sol do início da manhã e do final da tarde produzem menos vitamina que o horário de pico, entre 12 e 14 horas.
O suplemento vitamínico Koli D3 deve ser ingerido uma vez ao dia por via oral, de preferência junto com uma das refeições.
Os comprimidos devem ser ingeridos com água ou outro líquido não alcoólico e sempre respeitando o horário estipulado. Saiba onde encontrar.