Poros dilatados: saiba como prevenir e tratar o problema
Os poros dilatados são muito comuns em peles oleosas. Embora não apresente riscos à saúde, o problema incomoda devido ao aspecto oleoso que deixa a pele, favorecendo o surgimento de acnes. A boa notícia é que é possível prevenir ou tratar esse incômodo.
O que são poros dilatados?
Antes de descobrir como prevenir ou tratar o problema, é fundamental entender o que são os poros dilatados. Eles, na verdade, são aberturas que podem atingir diferentes tipos de pele, especialmente as oleosas.
Os poros são pequenas aberturas na pele por onde saem os pelos e também a secreção das glândulas sudoríparas, que produzem suor, e das glândulas sebáceas, responsáveis pela oleosidade. De acordo com dermatologistas, só o rosto possui 300 mil poros.
As principais causas dos poros dilatados são:
-
- Acúmulo de óleo e células mortas;
- Produção em excesso de sebo;
- Limpeza inadequada;
- Envelhecimento;
- Impurezas;
- Predisposição genética.
Como prevenir os poros dilatados?
Como mencionado, os poros dilatados não apresentam riscos à saúde. Em contrapartida, as consequências deles favorecem as acnes, influenciando diretamente na aparência. Com alguns cuidados diários, é possível prevenir os poros dilatados. Veja algumas dicas:
Limpeza diária da pele
Uma das causas para os poros se dilatarem são os resíduos de poluição e até da maquiagem. Por essa razão, a limpeza diária da pele é tão importante.
Nesse caso, deve-se lavar o rosto com água e sabonete líquido utilizando o algodão e fazendo movimentos circulares.
Essa limpeza deve ser realizada no máximo duas vezes por dia para evitar o efeito contrário, afinal de contas o excesso de limpeza deixa a pele mais oleosa.
Evitar alimentos gordurosos
Para prevenir os poros dilatados, deve-se evitar alimentos gordurosos. Isso porque eles aumentam a produção de sebo das glândulas sebáceas da pele, uma das causas da dilatação. Dessa forma, o consumo de alimentos processados como biscoito, croissant, fritura, empadas e salgados deve ser reduzido.
Enquanto isso, o ideal é incluir na dieta alimentos que ajudam a limpar a pele, como goji berry, uva, tomate, castanhas, abacate, manga e batata doce, que são ricos em vitaminas e minerais, deixando a pele mais bonita e saudável.
Hidratar a pele
Outro cuidado para prevenir os poros dilatados é manter a hidratação usando os cremes que são adequados para o seu tipo de pele. Beber a quantidade certa de água por dia também é uma excelente alternativa para deixar a pele hidratada.
Fazer limpeza de pele profunda
Diferente da limpeza de pele diária, a profunda exige um profissional. Nesse tipo, são removidas impurezas que não conseguem ser removidas em uma esfoliação normal.
Por esse motivo, fazer uma limpeza de pele profunda numa clínica ou centro de estética uma vez ao mês também é uma estratégia para prevenir os poros dilatados.
Como tratar os poros dilatados
Se você já tem poros dilatados, existem alguns cuidados para tratar desse problema tão incômodo. Reunimos dicas abaixo que podem ajudar você a resolver o problema:
O primeiro passo para tratar os poros dilatados é buscar ajuda especializada. O dermatologista vai diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado para a sua pele. Normalmente, eles indicam fórmulas com ácido retinoico ou medicamentos via oral. Outros tratamentos comuns são o peeling de cristal e o peeling químico de ácido retinóico.
Existem algumas soluções caseiras também para reduzir a oleosidade da pele, como máscaras faciais de argila verde e branca, esfoliação semanal, consumo adequado de água e dieta rica em vitaminas e minerais que favorecem a saúde da pele.
Resumidamente, os poros são pequenas aberturas na pele por onde saem os pelos. Não são um risco à saúde, mas favorece o aparecimento de cravos e espinhas. Eles podem ser prevenidos com alguns cuidados diários. Esse problema também pode ser resolvido com tratamentos indicados por dermatologistas e soluções caseiras.