Mindfulness: O que é e 7 modos de aplicar no seu dia
Em tempos de pandemia, o nível de estresse, ansiedade e infelicidade aumentou em níveis preocupantes. De acordo com uma pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, esses sintomas tiveram um aumento de 80%. Por esse motivo, algumas pessoas têm buscado técnicas para melhorar o bem-estar emocional, como o Mindfulness. Essa prática tem ganhado adeptos no ambiente de trabalho e em grupos exotéricos. Neste artigo, você vai saber o que é e 7 modos de aplicar no seu dia a dia.
O que é mindfulness?
O mindfulness é uma prática de atenção plena, visando estar no momento presente. Além disso, o objetivo dela é deixar de lado as distrações, pensamentos externos e sentimentos anteriores. É um exercício que exige dedicação e disciplina.
De acordo com a história, o exercício foi “validado” por Jon Kabat-Zinn, médico e professor americano. Fundador da Stress Reduction Clinic, Jon foi um dos pioneiros no desenvolvimento de pesquisas para a experimentação de meditação em mindfulness.
Ele e outros estudiosos não apresentam a técnica como práticas religiosas, mas sim de prevenção e redução do estresse.
Entre os seus principais benefícios, estão:
- Aprofunda o autoconhecimento;
- Reduz a insônia;
- Melhora os relacionamentos interpessoais;
- Diminui os pensamentos negativos;
- Reduz a ansiedade;
- Diminui os impactos do envelhecimento mental.
O mindfulness também é usado por profissionais como psicólogos e terapeutas como ferramenta auxiliar no tratamento de síndrome de Burnout e até da depressão.
7 modos de aplicar o mindfulness no dia a dia
Selecionamos 7 modos de você aplicar o mindfulness no dia a dia.
Está iniciando? Comece devagar
Separe pelo menos 5 minutos do seu dia para praticar o mindfulness. Em seguida, escolha um lugar calmo e, se possível, silencioso. Como todo começo é difícil, não se cobre tanto. O tempo de meditação pode ir aumentando ao longo do tempo chegando a 15 e 20 minutos.
Repare na sua forma de comer
Por causa dessa vida agitada, a maioria das pessoas come correndo, sem mastigar o alimento direito. Um dos exercícios do mindfulness é prestar atenção na hora da refeição. Procure mastigar com calma, sentir o sabor e a textura dos alimentos.
Exercite a sua capacidade de ouvir
É muito comum discordarmos ou pensarmos na resposta antes mesmo da pessoa terminar de falar. O mindfulness propõe que você escute, absorva e pense no que está sendo dito, antes de emitir uma opinião rasa ou superficial.
Preste atenção na respiração
Outra forma de praticar o mindfulness é prestando atenção na respiração. Esse exercício pode ser realizado assim que acordar ou ao longo do dia em momentos de pausa.
Seja consciente na atividade que está fazendo
Todo mundo escova dente, toma banho e faz xixi todos os dias, no entanto os pensamentos vão longe, relembrando as tarefas do dia, momentos passados, etc. O mindfulness propõe que você concentre na atividade que está fazendo, para evitar a dispersão e distração.
Esqueça as distrações
Na maioria das vezes, o celular e as redes sociais atrapalham a concentração. Nesses casos, o ideal é deixar o aparelho de lado ao realizar outras atividades. Ou, se for realmente difícil, desative as notificações e retome ao smartphone durante uma pausa.
Recarregue suas energias
A cada uma ou duas horas de realização de algumas tarefa faça pequenas pausas de três a cinco minutos e realize o exercício de respiração, mencionado nas dicas anteriores. Essa prática vai desacelerar a sua mente e recarregar suas energias para voltar à atividade.