Quantos litros de água você deve tomar por dia? Faça seu cálculo!
Beber água todos os dias é fundamental para manter o corpo hidratado e funcionando corretamente para realizar as suas funções. Por outro lado, nem todo mundo toma a quantidade indicada. Aliás, a maioria das pessoas não sabe quantos litros devem ser consumidos por dia. Acredita-se que o ideal é ingerir 2 litros. Mas não é tão simples assim.
Por que 2 litros de água?
Parece uma pergunta simples, mas boa parte da população não tem consciência da função e dos benefícios da água para o nosso corpo. Muitas funções do organismo dependem desse líquido natural para funcionar corretamente.
Entre os principais benefícios de beber água, estão:
- Evita a desidratação: não beber água em quantidade adequada pode levar à desidratação, que causa boca seca, dor de cabeça, cansaço e tontura.
- Melhora a pele: a água melhora a elasticidade e a hidratação da pele, dando uma aparência mais saudável;
- Melhora o desempenho físico: a água funciona como combustível para os músculos e células;
- Estimula o cérebro: o líquido ajuda no desenvolvimento do cérebro, que aumenta a concentração, o raciocínio e a memória.
- Mantém os rins saudáveis: a ingestão correta de água ajuda os rins a funcionarem corretamente. O líquido auxilia também na prevenção de pedras nos rins.
Quantos litros de água devo tomar por dia?
Provavelmente você ouviu falar que beber 2 litros de água por dia é o ideal para todas as pessoas. Contudo, não funciona assim.
A quantidade diária depende de vários fatores, como idade, peso, nível de atividade física realizada e condições climáticas.
De maneira geral, o cálculo é feito a partir do peso. Você deve multiplicar 35ml pelo seu corpo corporal. Sendo assim, se seu peso é 60 kg, você deve consumir 2,1 litros de água.
Nesse cálculo, bebidas como sucos, chás, refrigerantes ou cafés não devem ser levados em conta.
Alguns sinais mostram que você está consumindo pouca água:
- Dor de cabeça e tonturas;
- Urina escura;
- Suor com odor mais forte;
- Prisão de ventre;
- Irritabilidade e cansaço;
- Câimbras;
- Secura na pele e na boca.
Como aumentar a ingestão de água?
A maioria das pessoas sabe que precisa beber mais água. Em contrapartida, seja por esquecimento ou preguiça, acaba não tomando.
Ainda bem que existem maneiras de aumentar a ingestão com dicas simples e práticas.
A primeira delas é levar uma garrafinha de água junto com você ao sair de casa. Isso ajuda a monitorar quanto foi consumido no dia.
Além disso, existem aplicativos que avisam os momentos do dia que você deve hidratar o corpo.
Durante as refeições, troque bebidas açucaradas e industrializadas por um copo de água.
Beber água em excesso faz mal?
Assim como a desidratação faz mal, beber uma quantidade excessiva de água de uma vez só faz mal e pode até ser perigoso. Pode sobrecarregar os rins e provocar a perda dos estoques de sódio no sangue. Por isso, o consumo deve ser distribuído ao longo do dia e de acordo com o seu peso. A sua saúde agradece.
A água dilui as vitaminas?
Algumas vitaminas, como as A, D, E e K, são hidrossolúveis, ou seja são diluídas pela água e facilmente excretadas na urina. Dessa forma, não há armazenamento destas no organismo. Sendo assim, é importante manter uma dieta equilibrada, se necessário, com auxílio de suplementos alimentares para garantir o nível ideal de vitaminas e minerais.