Categorias
Beleza e Saúde

A importância da rotina para o bem-estar e saúde mental

A importância da rotina para o bem-estar e saúde mental

Com a chegada de um novo ano e em período de pandemia, é importante desenvolver uma rotina bem estabelecida para garantir o bem-estar e a saúde mental. Afinal, ela colabora para o desenvolvimento pessoal e profissional, tornando as pessoas mais confiantes.

Nessa quarentena, muitos adotaram o home-office e o estudo remoto. Isso significa que as rotinas delas mudaram completamente. Algumas por estar em casa abandonaram o cronograma. Mal sabem elas o prejuízo de não seguir uma rotina.

A importância da rotina

Embora algumas pessoas achem chato seguir um cronograma de atividades, a rotina desempenha um papel importante na saúde mental e bem-estar.

A rotina estabelecida pode ajudar a ter os níveis de estresse mais baixos, formar bons hábitos diários, cuidar melhor da saúde e sentir mais produtivo e focado.

Além disso, ela também ajuda na produtividade, algo que o brasileiro não é bem avaliado quando comparado com os outros países.

Em 2016, por exemplo, 1 americano equivalia a 4 brasileiros. Alguns fatores, como capital por trabalhador e capital humano, influenciam esse resultado, dizem especialistas. Apesar disso, o Brasil encontra-se ainda aquém do desejado quando o assunto é produtividade.

Como criar uma rotina

Como mencionado, a rotina é extremamente importante para o bem-estar e saúde mental, mas a maioria das pessoas não sabe se organizar para criar uma.

Logo abaixo, você confere dicas de como criar uma rotina ideal para você.

Organize com antecedência

A rotina é criada a partir do autoconhecimento e organização prévia.

Na hora de criar uma rotina, você deve levar em consideração quais são as prioridades do seu dia. Afinal, cada pessoa tem um ritmo de vida completamente diferente do outro.

Se você for esperar para se organizar no dia, esqueça.

Para criar uma rotina saudável para o seu bem-estar, estabeleça um dia da semana para realizar um planejamento semanal.

Coloque os horários das suas atividades no dia: acordar, refeições, trabalho, tarefas domésticas, atividades físicas, dormir, lazer, entre outros.

Quem fará a sua rotina é você.

Inclua atividades físicas na sua rotina

Além de ser extremamente benéfica para a saúde física, a atividade física é um ótimo instrumento para desenvolver o hábito e a disciplina.

Ela ajuda a diminuir o nível de estresse, previne doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e é uma boa aliada no tratamento da depressão e ansiedade.

Com a ajuda de uma boa alimentação e auxílio de suplementos vitamínicos, você garantirá uma boa saúde a longo prazo.

Seja flexível

Pode acontecer de um dia você não conseguir uma rotina exatamente como foi planejado. Está tudo bem. Entenda que nem todos os dias são iguais.

Quando falhar, apenas volte. Não deixe que a preguiça, procrastinação ou imprevistos virem sua rotina.

Ou seja, sair da rotina não é um problema em si, desde que você retorne ao cronograma no dia seguinte.

Encontre o que funciona para você

Organização e rotina não tem fórmula mágica. Cada pessoa tem o seu jeito e ferramentas que funcionam melhor. Por isso, você precisa escolher o que se encaixa melhor na sua vida.

Escolha, por exemplo, se o melhor é ter uma programação diária estruturada ou apenas uma lista de tarefas gerais.

Outra estratégia é agendar coisas que você não esteja motivado a fazer. Pois, saber que precisa executar tarefas em um determinado horário ajudará a superar a procrastinação.

Gostou? Compartilhe estas dicas para ajudar mais pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *