Como aproveitar o verão para obter a vitamina D
Não é novidade para ninguém que o verão é a estação mais quente do ano. Por isso, é uma excelente oportunidade para aproveitar e produzir vitamina D. Afinal, os raios solares sintetizam a substância no organismo e são as fontes mais eficientes da vitamina.
Por que obter a vitamina D no verão?
A verdade é que a vitamina D precisa estar no organismo independente da estação. Isso porque a falta dela causa diversas consequências para o corpo e mente:
- Enfraquecimento dos ossos;
- Osteoporose em adultos e idosos;
- Osteomalácia em crianças;
- Dor e fraqueza muscular;
- Diminuição do cálcio e fósforo no sangue;
- Risco de desenvolver depressão;
- Baixa imunidade.
Sendo assim, obter a vitamina D no verão é importante porque é a estação em que a maior parte dos dias estão ensolarados.
Qual é o melhor horário para tomar sol?
O melhor horário para tomar sol é entre 10h da manhã e 15h da tarde. Apesar disso, deve-se evitar a exposição prolongada em horários de picos, como 12h e 14h, devido ao risco de câncer e outros problemas na pele.
A produção de vitamina D no corpo através da exposição solar depende de vários fatores, como a região onde se mora, hábitos alimentares, a cor da pele e até o tipo de roupa. Por essa razão, recomenda-se a exposição de cerca de 25% da superfície corporal ao sol.
Quantos minutos devo ficar no sol para produzir vitamina D?
Para produzir vitamina D no organismo, é necessário tomar sol pelo menos 15 minutos para peles claras. Esse tempo muda para peles escuras – 30 minutos a 1 hora – por causa da melanina. O banho de sol deve ser feito ao ar livre sem uso de protetor solar.
Os bebês e idosos também precisam de banho de sol para produzir vitamina D e evitar carências nutricionais. Esses grupos, no entanto, precisam de cuidados redobrados quando expostos aos raios solares.
Como aproveitar o verão para obter vitamina D
Agora chegou a parte prática para obter vitamina D através da exposição solar.
Segundo dermatologistas, tomar sol três vezes por semana durante 15 minutos é o suficiente para sintetizar a substância no organismo.
Dessa forma, estabeleça os dias da semana que você vai se expor ao sol durante esse tempo. Você pode aproveitar o embalo e praticar atividades físicas ao ar livre. Sendo assim, produz vitamina D e ainda evita o sedentarismo.
Depois dos 15 minutos, o ideal é aplicar protetor solar na pele. A exposição prolongada sem proteção traz malefícios, como envelhecimento precoce, rugas e até câncer de pele.
Outras formas de obter vitamina D
É possível obter vitamina D através da alimentação, como peixes e fígados, embora não forneça a quantidade necessária desse nutriente.
O Koli D3 também é uma alternativa para consumir vitamina D.
O suplemento vitamínico é rico em vitamina D3 – a mesma sintetizada pelo sol, que evita uma série de doenças associadas aos ossos e à mente.
Ele é indicado no tratamento auxiliar da desmineralização óssea (retirada dos minerais dos ossos), da osteoporose, no tratamento do raquitismo, a osteomalácia (enfraquecimento dos ossos) e na prevenção de quedas e fraturas em pacientes com deficiência de Vitamina D.