Categorias
Imunidade

Tipos de testes para Covid-19: como funciona e qual o mais eficaz

Graças à ciência, existem no mercado diversos tipos de testes disponíveis para diagnosticar a Covid-19. No entanto, por causa dessa variedade, muitas dúvidas surgem acerca sobre qual seria o mais adequado, a precisão e os significados dos resultados.

Por essa razão, neste artigo você vai ter informações sobre todos os tipos de testes para Covid-19, como funciona e qual deles é o mais eficaz.

A importância dos testes para Covid-19

Os testes para Covid-19 são fundamentais para o controle da transmissão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Desde o início da pandemia, organizações, universidades e instituições têm se esforçado em fabricar diferentes tipos de testes para detectar a presença do vírus no corpo humano e rastreá-lo.

Os tipos de testes

Existem – até o momento da produção deste artigo – três maneiras de realizar o teste para Covid-19. São eles:

  • RT-PCR;
  • Sorologia;
  • Teste rápido.

Logo abaixo você descobre como cada um funciona:

RT-PCR

O RT-PCR é considerado um dos principais na detecção do coronavírus. Por outro lado, o teste precisa ser feito na primeira semana dos sintomas ou no máximo no 12º dia. Nesse período, a carga viral do Sars-Cov-2 costuma ficar mais elevada.

Ele é feito por meio do swab, instrumento semelhante a um cotonete, que colhe o material do nariz e da garganta. Se feito na janela de tempo correta, o exame tem alto grau de confiabilidade. Sendo assim, dificilmente apresenta falso positivo.

O teste RT-PCR é feito apenas em atendimentos hospitalares, públicos ou privados, e laboratórios da rede privada. Apesar disso, para realizar o procedimento é necessário ter a solicitação de um médico

Caso o resultado seja positivo, o profissional médico indicará um tratamento, que vai desde isolamento social à uso de medicamentos e, se necessário, internação.

Sorologia

Diferente do RT-PCR, o teste de sorologia não detecta a presença do vírus, mas a resposta imunológica do corpo em relação à Covid-19. Ou seja, identifica se você já teve contato com o vírus ou se já teve a doença. Dessa forma, precisa ser feito sete dias após os sintomas.

Ele é feito por meio da coleta de sangue – o material é armazenado em tubos e analisado em laboratório. Quanto à sua eficácia, possui menor sensibilidade em relação ao RT-PCR. Por isso, realizar teste de sorologia fora do período pode resultar em um falso negativo.

Assim como o RT-PCR, para realizar o teste de sorologia para Covid-19 é necessário um pedido médico. Ele pode ser encontrado em hospitais, públicos e privados, e o resultado costuma sair entre dois a três dias.

Testes rápidos

Por fim, os testes rápidos são outras formas de detectar a presença do vírus. 

Existe o teste rápido antígeno, que detecta proteínas na fase de atividade da infecção, e o de anticorpos, que identifica uma resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. A maior vantagem deles seria a obtenção de resultados rápidos.

Em contrapartida, os testes rápidos possuem sensibilidade e especificidade muito reduzidas em comparação a outras metodologias, como o RT-PCR e o teste de sorologia.

Qual é o teste mais eficaz?

Não é possível afirmar qual é o teste mais eficaz, afinal cada um atende uma necessidade e período. Por essa razão, a melhor opção é buscar o acompanhamento e orientação médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *