Categorias
Vitaminas

Vitamina D para quem pratica exercícios físicos: 4 benefícios

A vitamina D é super importante para a saúde: favorece a absorção do cálcio e fósforo, indispensáveis para os ossos. Mas engana-se quem pensa que é apenas isso. 

A substância também pode ser uma grande aliada para quem pratica exercícios físicos. 

Um estudo divulgado pelo American Journal of Sports revelou que jogadores que tiveram algum tipo de fratura óssea estavam com níveis baixos de vitamina D.

Por isso, reunimos os principais benefícios da vitamina D para quem pratica exercícios físicos. Quer saber? Leia até o fim!

Força muscular

A vitamina D tem um papel importante no metabolismo muscular. Isso significa que a substância contribui positivamente para o fortalecimento muscular, sendo uma excelente aliada para quem pratica exercícios físicos.

De acordo com uma pesquisa do Reino Unido, a vitamina D pode ser relacionada à força, potência, velocidade e altura do salto até a composição corporal, atuando também no metabolismo hormonal.

Recuperação muscular

Para quem pratica exercícios físicos, a recuperação muscular é um processo importante, afinal diminui as dores, os riscos de lesões e fadiga do músculo. Segundo estudos científicos, a vitamina D estimula a proliferação de células musculares, auxiliando na recuperação.

Diminui o risco de fraturas

Em alguns casos, a fratura é inevitável, sobretudo em quem pratica exercícios físicos. 

No entanto, as fraturas também podem ser resultado de enfraquecimento dos ossos. Por isso, a vitamina D é importante para quem pratica atividades físicas.

A substância possui um papel fundamental na absorção do cálcio e fósforo. 

Quando os níveis estão baixos, o organismo tem dificuldade em absorver estes minerais, causando o enfraquecimento do sistema ósseo. 

Com a vitamina D em dia, diminui o risco de fraturas.

Aumenta o rendimento e reduz a fadiga

Incluir a vitamina D na rotina de quem pratica atividade física aumenta o rendimento consideravelmente. Afinal, a falta dela pode causar fadiga e sensação de cansaço extremo.

Como obter vitamina D e aproveitar todos esses benefícios?

Obter a vitamina D não é tão difícil. Com pequenas atitudes no dia a dia, é possível absorver essa substância tão importante para a saúde, sobretudo para quem pratica atividade física.

A primeira forma é através da exposição solar pelo menos três vezes por semana por 15 minutos. Os raios solares são responsáveis por ativar a vitamina D3.

Outra forma, embora menos eficaz, é através da alimentação – salmão, atum, sardinha, cogumelos, leite enriquecido, óleo de fígado e gema de ovo.

Por fim, a suplementação com Koli D3 também é uma excelente alternativa para obter vitamina D. Um comprimido por dia é suficiente para ter a vitamina D3 (colecalciferol) – a mesma ativada pelo sol – no organismo e obter todos os seus benefícios.

O ativo presente no KOLI D3 VIT, o colecalciferol, atua para regular o processamento e a fixação de cálcio no organismo. É importante para promover a absorção de cálcio e de fosfato, para a calcificação normal dos ossos, além de fortalecê-los para evitar algum tipo de fratura em pacientes com idade avançada ou que tenham falta de cálcio no corpo. O início da ação da Vitamina D após a ingestão de uma dose ocorre geralmente de 10 a 24 horas após a ingestão, tendo essa variação conforme cada organismo.

Com vitamina D, ganha-se força e recuperação muscular, diminui-se o risco de fratura e aumenta-se o rendimento. Sendo assim, é uma aliada para quem pratica exercícios físicos.

Conheça mais benefícios da vitamina D.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *