Como todos os demais minerais, o cálcio é importante para o funcionamento correto do organismo. Cerca de 99% dele inclusive está localizado nos ossos e dentes, sendo muito importante no nosso corpo, já que a falta dele enfraquece e te deixa mais propenso a fraturas no corpo e na boca.
Por essa alta concentração nessas partes do corpo, já nota-se a importância do cálcio na dieta.
Infelizmente, a deficiência de cálcio não causa qualquer tipo de sintoma nas fases iniciais, mas a longo prazo surgem problemas como:
- Falta de memória;
- Confusão;
- Espasmos musculares;
- Câimbra;
- Formigamento nas mãos, nos pés e no rosto;
- Depressão;
- Alucinações;
- Fraqueza nos ossos;
- Cáries e problemas frequentes nos dentes;
- Aumento da pressão arterial;
- Irritabilidade, nervosismo e ansiedade.
Por isso a importância do cálcio na dieta.
Na maioria das vezes, a principal causa da falta dele no organismo é a baixa ingestão de alimentos ricos desse mineral ou deficiência de vitamina D.
Outras menos comuns são alterações hormonais, hipoparatireoidismo, pancreatite e algumas síndromes genéticas. Nesses casos, um médico deve ser consultado.
Quanto à deficiência de cálcio por causa da alimentação, é possível reverter a situação aumentando a ingestão de alimentos ricos nesse mineral ou fazendo o uso de suplementos vitamínicos. Não esqueça de ser recomendado passar em um especialista que irá pedir exames para verificar os níveis de cálcio e vitamina D no seu organismo e lhe orientar a suplementação correta.
Alimentos ricos em cálcio e Vitamina D
Entre os alimentos ricos em cálcio, estão os leites integral e desnatado, queijos ricota e mozarela, sardinha, mexilhão e ostras. Além deles, amêndoa, manjericão, grão de soja cru, semente de linhaça, farinha de soja e agrião também são verdadeiras fontes desse mineral.
É possível também aumentar a absorção de cálcio investindo em alimentos ricos em Vitamina D, como óleo de fígado de bacalhau, óleo de salmão, salmão, ovo cozido, carnes (frango, peru e porco), fígado de galinha, manteiga e iogurte.
A exposição solar por pelo menos 15 minutos entre às 10h e às 12h faz o organismo produzir Vitamina D. Não se esqueça de passar o protetor solar para não agredir a pele, podendo acarretar em manchas, mudança no aspecto dela e em casos extremos até câncer de pele.
Quando a exposição solar e os alimentos não são suficientes, o ideal é buscar alternativas, como suplementos vitamínicos que são bastantes eficazes.
Qual é a recomendação diária de cálcio?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a ingestão diária ideal é que alcance os 1000mg por dia para um adulto saudável.
Por outro lado, o valor pode variar de acordo com a idade da pessoa, histórico de doenças e hábitos de vida. O ideal é consultar um médico de confiança para saber se está tudo em dia.
Quando o consumo de cálcio não atinge a recomendação diária, surgem problemas a longo prazo, como falta de memória, confusão, espasmos musculares, câimbras, depressão, formigamento, cáries, irritabilidade, fraqueza nos ossos, entre outros.
Quando tomar suplemento de cálcio e Vitamina D
O uso desse suplemento é recomendado para pessoas que estão com os níveis deste mineral no sangue está abaixo do normal.
Na maioria das vezes, o uso de suplemento de vitamina D é acompanhado do cálcio, afinal a vitamina D ajuda muito na absorção do mineral.
À base de Vitamina D, o Koli D3 é indicado no tratamento auxiliar da desmineralização óssea (retirada de minerais) pré e pós-menopausa, do raquitismo, da osteomalácia, da osteoporose e na prevenção de fraturas em idosos com deficiência da vitamina. Saiba onde encontrar.
Gostou do artigo? Acompanhe outras dicas de saúde, bem estar e alimentação saudável em nosso blog.