Considerada a refeição mais importante do dia, o café da manhã deve ser um ritual obrigatório na vida de qualquer indivíduo que queira ser saudável. Assim que acordamos, precisamos repor energia para realizar as atividades do dia e ser mais produtivo, então é importante ter um café da manhã saudável.
Além disso, durante o sono o organismo continua gastando energia para manter suas funções básicas como circulação, respiração, funcionamento do coração e também construir células. Dessa forma, a melhor forma de repor é alimentando-se logo pela manhã.
Em contrapartida, não é qualquer alimento que deve ser consumido pela manhã. Alguns como embutidos, fritura, excesso de açúcares e margarina devem ser evitados. Nesse período do dia, deve-se priorizar uma dieta saudável, rica em nutrientes e vitaminas.
Por esse motivo, reunimos dicas para um café da manhã saudável.
Priorize as frutas
Ricas em vitaminas e nutrientes, as frutas são ótimas opções um café da manhã saudável. A escolha varia da preferência de cada pessoa, mas nada de exageros. Segundo nutricionistas, uma porção é o suficiente.
As vitaminas e nutrientes são responsáveis por manter o funcionamento do organismo.
Inclua proteínas
Alimentos como ovo, iogurte, queijo magros, leite desnatado e leite de soja são ricos em proteínas, perfeitos para a recuperação e proteção muscular.
As proteínas também ajudam na produção de enzimas, hormônios, neurotransmissores e anticorpos e atuam no metabolismo celular e contração muscular.
Não esqueça dos carboidratos: são eles que dão aquela energia
Consumir carboidratos integrais, como pão integral, aveia, farelo de aveia e tapioca é importante para gerar glicose necessária para o corpo ganhar energia.
Além disso, os carboidratos integrais de baixo índice glicêmico fornecem energia gradual e aumentam o tempo de saciedade do indivíduo.
E as fibras? Elas também têm espaço no café da manhã saudável
Para combinar com as frutas, iogurte ou qualquer opção saudável, as fibras como chia, linhaça, aveia e granola também têm espaço no café da manhã.
As fibras aumentam a saciedade, regula o intestino e também previnem doenças.
Caso precise, o suplemento não pode faltar
Com a rotina acelerada do dia a dia, nem todos os dias é possível ter um café da manhã saudável. Por esse motivo, muitas pessoas preferem comer fora.
No entanto, nem sempre a alimentação fora de casa é saudável. É sempre aquele misto quente, bolo rico em açúcares ou até fast food.
Dessa forma, não absorve as vitaminas e nutrientes essenciais para o organismo funcionar.
No caso da vitamina D, a situação é ainda mais complicada porque, além das pessoas não se alimentarem adequadamente, possuem pouca exposição solar.
Infelizmente, isso provoca a famosa deficiência de vitamina D, que traz sérios riscos para a saúde a longo prazo como:
- Osteoporose;
- Depressão;
- Imunidade baixa;
- Ossos fracos;
- Má cicatrização;
- Entre outros efeitos negativos.
Para evitar chegar a esse ponto, uma das alternativas é o suplemento vitamínico. Ele, além de ser prático, fornece também os benefícios da vitamina.
O Koli D3, fonte de vitamina D, possui o ativo colecalciferol, que auxilia na absorção de cálcio e fósforo e no funcionamento do sistema imune e muscular, assim lhe dando uma vida mais saudável. Ele pode ser consumido durante o café da manhã. Veja onde encontrar.
O início da ação da Vitamina D após a ingestão de uma dose ocorre geralmente de 10 a 24 horas após a ingestão, tendo essa variação conforme cada organismo.
Resumidamente, um café da manhã saudável deve conter frutas, proteínas, carboidratos de baixo índice glicêmico, fibras e, caso necessário, o suplemento vitamínico. Eles serão responsáveis por manter o organismo funcionando corretamente, com a energia necessária para realizar todas as atividades do dia e ainda evitar problemas de saúde no futuro.
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais. Caso goste de conteúdos iguais a esse, o nosso blog está recheado de dicas exclusivas. Confira só!