Em épocas mais frias, ter uma pele hidratada exige cuidados redobrados. O ar gelado e a água quente do banho, por exemplo, são alguns fatores que influenciam diretamente a região, deixando-a mais ressecada e sensível. Mas para tudo tem um jeito: existem dicas capazes de deixar a pele hidratada e linda mesmo em temperaturas mais baixas.
Durante essa época do ano, a redução da umidade do ar e da transpiração levam à desidratação da pele. Cada uma reage de uma forma às mudanças climáticas, sendo que algumas ficam mais ressecadas, enquanto outras sofrem com vermelhidão e até descamação. Por esse motivo, deve-se investir em hidratação e reunimos as melhores dicas para manter a pele hidratada e linda no frio.
Evite banhos muito quentes
Quando as temperaturas mais baixas chegam, a maioria das pessoas recorre ao banho quente. No entanto, algumas exageram e prejudicam você na hora de deixar a pele hidratada e bonita.
Segundo dermatologistas, a água quente retira a barreira protetora da pele, promovendo o ressecamento. Dessa forma, a longo prazo, a derme fica com aspecto craquelado, proporcionando coceira e até placas vermelhas após o banho.
O banho quente em si não faz mal, mas a temperatura incorreta. Não é necessário tomar banho gelado, como muitas pessoas pensam. Recomenda-se a água morna.
Aumente a ingestão de líquidos
Nessa época mais fria, as pessoas tendem a ter menos sede. Por isso, acabam bebendo menos água e, como consequência, deixam a pele desidratada.
Para manter a pele hidratada de dentro para fora, é importante aumentar a ingestão de água no organismo – de 2 a 3 litros por dia.
Tenha por perto sempre uma garrafinha de água.
Hidrate os lábios
No frio, os lábios ficam mais suscetíveis a ressecamento e rachaduras. Por esse motivo, eles também precisam de atenção quando o assunto é hidratação da pele no frio.
A dica é apostar em produtos específicos ou em soluções caseiras, como azeite, mel, escovar os dentes e para hidratar os lábios
Use hidratantes
Durante a rotina de limpeza de pele, é ideal usar hidratante para promover a hidratação na pele durante os dias frios. Recomenda-se aplicar logo após o banho, ainda no banho, para aproveitar a umidade da pele e o vapor do chuveiro, facilitando a absorção.
Para peles oleosas, existem hidratantes sem óleo específicos para face, colo e dor. Por outro lado, há produtos que podem servir tanto para o corpo quanto para o rosto, deixando a pele hidratada.
Invista em vitamina D
Entre os seus benefícios, a vitamina D age na saúde da pele. Ela:
- Reduz as espinhas: a vitamina possui propriedades antimicrobianas que ajudam no tratamento e na prevenção da acne e outras infeções;
- Reduz rugas e linhas de expressão: a vitamina possui ação antioxidante, que age contra radicais livres que provocam envelhecimento precoce.
- Rejuvenesce a pele: a vitamina possui um alto poder de renovação das células, proporcionando mais elasticidade para a pele.
Nos dias mais frios, por sua vez, a exposição solar é menor e, por isso, a absorção desse nutriente também.
Dessa forma, em dias mais frios é importante investir em alimentos ricos em vitamina D, como salmão, óleo de fígado de bacalhau, sardinha e mariscos.
No entanto, quando a alimentação não é suficiente para repor os nutrientes, recomenda-se o uso de suplemento vitamínico, como o Koli D3.
O Koli D3 é rico em colecalciferol, que geralmente é sintetizada apenas pela exposição solar. Com a falta do sol nos tempos frios, o suplemento pode ser uma perfeita alternativa.
Além da pele, a vitamina D3 auxilia o sistema imunológico e muscular. Entre as suas principais funções, é facilitar a absorção do cálcio, influenciando diretamente a saúde dos ossos. Saiba onde encontrar.
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e acompanhe mais dicas em nosso blog.