Por causa da pandemia do coronavírus, muitas pessoas começaram a treinar em casa para manter o corpo em forma e evitar o sedentarismo. No entanto, a prática de alguns exercícios sem o acompanhamento de um profissional pode ocasionar em lesões musculares.
Existem algumas dicas que, se aplicadas corretamente, podem evitar as lesões musculares. Por esse motivo, reunimos as melhores para você continuar treinando em casa sem ter medo ocorrer essas temidas dores e limitações.
O que são lesões musculares?
As lesões musculares podem ser classificadas em traumáticas e atraumáticas. Entre as traumáticas, estão o estiramento, a contusão e a laceração, sendo esta parcial ou total. Já as atraumáticas incluem cãibra e a dor muscular tardia.
No caso das provocadas por atividades físicas, geralmente estão o estiramento, contusão e laceração. A dor muscular também costuma aparecer com frequência.
Como evitar as lesões musculares em casa
Existem alguns cuidados que você pode tomar para evitar as lesões musculares enquanto treina em casa, como por exemplo:
Use os tênis apropriados
Um dos principais erros de quem está treinando em casa é não atentar-se aos tênis apropriados. Eles são importantes para evitar as lesões musculares. Afinal de contas, cada modalidade existe um tipo de tênis diferente. Vale a pena, então, fazer o teste da pisada e verificar se o calçado se adaptou bem ao seu pé, ficou confortável e firme.
Alongue-se antes e depois dos exercícios
Pesquisas indicam que os alongamentos estão ligados à redução no risco de lesões musculares. Isso porque eles preparam o corpo para a atividade física, ativam a circulação e deixam os movimentos mais soltos.
Tipos de alongamentos
Alongamento 1: Apoie o joelho direito. Em seguida, coloque a palma da mão esquerda no chão. Posteriormente, estique a perna esquerda e o braço direito. Permaneça nesta posição por 30 segundos. Repita do outro lado.
Alongamento 2: Deite de barriga para baixo. Depois, estique os braços e jogue a cabeça para trás para alongar a região lombar. Permaneça nesta posição por 30 segundos.
Alongamento 3: Apoie-se sobre o joelho direito e, em seguida, estique a perna esquerda. Permaneça nesta posição por 30 segundos. Repita com o lado oposto.
Alongamento 4: Sente-se no chão com as pernas estendidas à sua frente. Mantendo as costas retas, incline-se em direção ao chão e tente puxar a ponta dos seus pés. Permaneça nessa posição por 30 segundos.
Alongamento 5: Com as pernas afastadas, aponte o braço esquerdo para sua diagonal direita e o braço direito aponte para o chão. Permaneça nessa posição por 30 segundos. Repita do lado contrário.
Beba bastante água
Manter-se hidratado é fundamental para que os nutrientes continuem circulando na corrente na sanguínea enquanto você treina em casa. Dessa forma, você evita a fadiga e as lesões musculares.
Cuide da saúde dos músculos
Outra forma de evitar as lesões musculares é cuidar da saúde dos músculos. Dessa forma, você deve investir em alimentos naturais, ricos em vitaminas e nutrientes, que fortalecem os músculos. Alguns estudos inclusive associam a falta de vitamina D a uma diminuição de força muscular. Portanto, é importante manter os níveis adequados da substância.
Para aumentar os níveis de vitamina D, basta consumir alimentos ricos ou enriquecidos desse nutriente e expor-se ao sol diariamente. Caso não sejam suficientes, o suplemento vitamínico Koli D3 também é recomendado para auxiliar a saúde muscular.
Descanse
Por fim, o descanso é fundamental para evitar lesões musculares. Além disso, ele contribui para o crescimento da massa muscular. Não é recomendado, por exemplo, executar os mesmos exercícios todos os dias pois aumenta as chances de causar uma lesão.
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais ou acompanhe mais dicas em nosso blog.