As unhas fracas e quebradiças acometem a maioria das pessoas, que tenta, sem sucesso, reverter esse problema. No entanto, é possível fortalecê-las com tratamentos que envolvem mudanças de hábitos alimentares, cuidados diários e até suplementação.
Entre as principais causas para unhas fracas e quebradiças, estão:
- Anemia;
- Deficiência de vitaminas;
- Uso de produtos de limpezas;
- Doenças reumatológicas;
- Hipo e hipertireoidismo
Em casos de doenças, como anemia, doenças reumatológicas e hipo/hipertireoidismo, o problema deve ser tratada com um médico.
Agora, quando as unhas fracas e quebradiças são resultados de situações cotidianas, com as dicas abaixo você consegue reverter e deixá-las mais fortes.
Use cremes hidratantes para as mãos e unhas
Um dos hábitos que deve ser implementado em sua rotina para fortalecer as unhas é aplicar diariamente cremes hidratantes para as mãos e unhas.
Com a ação hidratante, esses cremes auxiliam no fortalecimento das unhas, evitando o enfraquecimento.
Evitar acetona
A acetona está entre os produtos mais comuns entre as mulheres para remover o esmalte. O que poucos sabem é que o produto é um químico, podendo enfraquecer as unhas já fragilizadas. Dessa forma, o ideal é usar removedor de esmalte sem acetona.
Deixe a unha respirar
Existem pessoas que pintam a unha regularmente. Infelizmente, apesar de manter a estética, o hábito não deixa a unha “respirar”.
Dermatologistas recomendam você ficar pelo menos dois dias sem esmalte. Além disso, esse tempo pode facilitar a identificação de manchas ou micoses que o produto esconde.
Cuidado com os produtos químicos de limpeza
Outro cuidado para evitar as unhas fracas e quebradiças é com os produtos químicos de limpeza. Além de prejudicarem as unhas, elas afetam também a pele da mão.
Por isso, use luvas de borracha ou silicone na hora de lavar a louça, por exemplo. Dessa formas, suas unhas e peles não terão contato direto com os agentes químicos.
Coma bem
Já ouviu a frase “você é o que come”? Ela faz todo o sentido quando o assunto é unha fraca. Os alimentos são responsáveis por fornecerem vitaminas e nutrientes essenciais para o funcionamento e manutenção do corpo.
Nesse caso, quando há deficiência de vitamina, as unhas enfraquecem e tender a quebrar com mais facilidade. Por essa razão, é importante aumentar a ingestão de alimentos como gelatina, leite, ovo, vegetais folhosos, gérmen de trigo, espinafres, abacate, batata doce ou fígado. Eles são ricos em Vitamina A, ácido pantotênico, ferro, cálcio e proteína.
Não esqueça da vitamina D!
A vitamina D é fundamental para a absorção de cálcio, mineral indispensável no fortalecimento das unhas.
A dificuldade de absorção de cálcio pode favorecer o enfraquecimento das unhas. Além disso, a baixa ingestão de cálcio causa problemas nos ossos, como a osteoporose.
Uma das formas de obter a vitamina D é por meio da exposição solar. Recomenda-se tomar sol de duas a três vezes por semana durante 15 minutos.
Segundo dermatologistas, os raios solares são responsáveis por ativar a vitamina dentro do corpo. Isso explica o motivo de mais da metade da população mundial sofre de deficiência.
Além do sol, aumentar a ingestão de alimentos ricos ou enriquecidos com a vitamina deve ser considerado.
Outra alternativa para suprir a carência nutricional de vitamina D é tomar suplemento vitamínico, como o Koli D3, que proporciona as quantidades necessárias diárias.
Enriquecido com colecalciferol, o ativo atua para regular o processamento e a fixação de cálcio no organismo. É importante para promover a absorção de cálcio e de fosfato, para a calcificação normal dos ossos, além de fortalecê-los para evitar algum tipo de fratura em pacientes com idade avançada ou que tenham falta de cálcio no corpo.