O avanço do novo coronavírus pelo mundo fez com que as pessoas prestassem mais atenção aos sinais que o corpo dá. Um deles são as dores nas costas, que passou a ser mais comum no isolamento social. Afinal, dor nas costas é sintoma de Covid-19?
Por enquanto, a Organização Mundial da Saúde divide os sintomas do novo coronavírus em mais comuns, menos comuns e graves:
Mais comuns
- Febre;
- Tosse seca;
- Cansaço
Menos comuns
- Dores e desconfortos;
- Dor de garganta;
- Diarreia;
- Conjuntivite;
- Dor de cabeça;
- Perda de paladar ou olfato;
Graves
- Dificuldade de respirar ou falta de ar;
- Dor ou pressão no peito;
- Perda de fala ou movimento.
Dessa forma, a dor nas costas não é considerado um sintoma do Covid-19. Por outro lado, ela pode surgir como consequência de uma pneumonia ou dificuldade de respirar. Nesses casos, o ideal é procurar uma unidade médica.
No entanto, a dor nas costas pode esconder também outras causas. Veja abaixo:
Sedentarismo
Ficar muito tempo sentado em frente ao computador ou parado na mesma posição por muito tempo pode atrofiar os músculos responsáveis pela sustentação da coluna.
Além disso, a falta de prática de exercícios físicos também provoca dores nas costas.
Nesse caso, o ideal é realizar atividades físicas alguns minutos por dia, principalmente para fortalecer a lombar.
Problemas de saúde
A dor nas costas também pode ser causada por problemas de saúde, como apendicite, pedra nos rins, pedras na vesícula, câncer e infecções.
Sem contar que o incômodo pode indicar fraturas, lesões, degeneração dos discos da coluna e até pinçamento dos nervos.
Má postura
As posturas inadequadas são as principais causas da dor nas costas.
Nesta pandemia, principalmente, muitas pessoas adotaram o home-office por causa do fechamento temporário das empresas.
Dessa forma, por não estarem acostumadas a ficarem em frente ao computador, acabam sofrendo com essa temida dor.
Além disso, as bolas pesadas e sapatos altos contribuem também para o mau posicionamento da espinha, favorecendo a dor nas costas.
Por isso, preste sempre atenção em sua postura, mantendo o corpo ereto. Se você trabalha sentado, faça pausas e realize caminhadas pela sala.
Colchão
Os colchões velhos ou de baixa qualidade também são responsáveis por provocarem dor nas costas.
Um bom colchão deve garantir a sustentação do corpo, caso contrário pode trazer consequências, influenciando a qualidade do sono e a saúde dos ossos.
Quando o colchão atingir a validade, troque-o imediatamente.
Envelhecimento
Ao decorrer dos anos, os ossos se desgastam e possuem uma maior dificuldade de absorver o cálcio. Por esse motivo, é comum a dor nas costas em idosos.
No envelhecimento, a artrose é uma das doenças que afeta a coluna e provoca dor nas costas. Existe tratamento para aliviar os sintomas.
Falta de vitamina D
Dor nas costas também pode ser sinal de que os níveis de vitamina D estão baixos.
Estudos encontraram uma relação entre a deficiência e a dor lombar crônica. Os pesquisadores descobriram que as mulheres, por exemplo, com baixos níveis de vitamina D estavam mais propensas a dores nas costas.
Para aumentar os níveis de vitamina D, aumente consumo de alimentos como salmão, óleo de fígado de bacalhau, bife de fígado, gema de ovo, atum, sardinha e cogumelos.
Além disso, os raios solares ativam a vitamina D no organismo. O ideal é tomar banho de sol pelo menos três vezes ao dia por 15 minutos.
A suplementação com Koli D3 também é uma opção para repor a vitamina D no sangue. Recomenda-se ingerir um comprimido por dia entre as refeições.
A vitamina D presente no Koli D3 auxilia na absorção de cálcio e fósforo e no funcionamento do sistema imune e muscular, assim lhe dando uma vida mais saudável.
Gostou das dicas? Acompanhe mais informações em nosso blog.