Dormir bem é um dos principais hábitos que torna uma pessoa saudável. Afinal de contas, o período do sono possui funções determinantes para a disposição, bem-estar e saúde de maneira geral. No entanto, nem todas as pessoas dormem bem.
De acordo com a Associação Brasileira de Sono, de cada três brasileiros, pelo menos um tem insônia. Entre as principais causas, estão as expectativas, preocupações e estresse. Além disso, dores, medicamentos, estimulantes e maus hábitos noturnos contribuem para a falta e a qualidade do sono.
Dessa forma, dormir mal afeta, sobretudo, na disposição e na saúde – algumas pesquisas relacionam a má qualidade do sono com a baixa imunidade. Ou seja, a má qualidade de sono deixa o organismo mais suscetível a doenças, como gripes e resfriados.
Por essa razão, reunimos 6 dicas para você dormir melhor e ficar mais disposto.
Tenha uma rotina de sono
Para dormir melhor, o ideal é deitar e levantar habitualmente nos mesmos horários, mesmo nos fins de semana. Isso ajuda na qualidade do sono.
Acontece que a maioria das pessoas dorme tarde e acorda muito cedo.
Nesse caso, são poucas horas de sono, que não são suficientes para o corpo descansar e recuperar a energia. Por esse motivo, elas acordam indispostas.
Evite cafeína perto da hora de dormir
Outra dica para dormir melhor e acordar mais disposto é evitar cafeína perto da hora de dormir. Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Brown, dos Estados Unidos, o efeito da substância pode durar até seis horas no organismo.
Sendo assim, é bom evitar café, chá preto e estimulantes depois das 17h.
Opte por alimentos mais leves à noite
No período noturno, nutricionistas sugerem optar por alimentos mais leves, uma vez que eles exigem menos atividade do organismo para a digestão. Dessa forma, é importante evitar comidas gordurosas, frituras ou com muita fibra.
De acordo com um estudo feito pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade de Genebra, na Suíça, o magnésio pode contribuir para um sono melhor. Nesse caso, um mingau de aveia ou o leite morno são boas opções para consumir na ceia.
Liste as tarefas do outro dia
Como mencionado, a ansiedade é uma das principais causas da insônia. Na maioria das vezes, esse estado emocional é provocado pelo excesso de informação no cérebro.
Por esse motivo, especialistas recomendam listar todas as tarefas do outro dia em um papel. Isso ajuda o cérebro a relaxar e pode manter a mente menos agitada. A ideia vale também para as preocupações. Anote todas elas em um papel e, depois, jogue fora.
Faça atividades físicas
Outro hábito que pode ajudar a dormir melhor é realizar atividades físicas durante o dia. Durante a prática, o corpo libera substâncias que ajudam a melhorar a qualidade do sono, como endorfina, dopamina e serotonina.
Atente-se à deficiência vitamínica
A maioria das pessoas não sabe que a deficiência vitamínica prejudica a qualidade do sono. Sem elas, o organismo não funciona corretamente.
Por esse motivo, é importante ficar atento quanto aos níveis de vitamina.
Uma das que mais contribui para o sono é a vitamina D. Segundo pesquisas, ela ajuda a regular o sono, como se fosse um relógio natural.
Além disso, a vitamina D possui elementos que combatem a insônia, fazendo com que a pessoa durma mais rápido após deitar na cama.
A vitamina D pode ser encontrada em frutos do mar, carnes e peixes. Por outro lado, a exposição solar é importante para ativá-la dentro do organismo.
O suplemento alimentar Koli D3 também é uma alternativa para repor a carência da vitamina. Indicado para a prevenção e tratamento de doenças como osteoporose, osteopenia e raquitismo, o suplemento é enriquecido com colecalciferol, a vitamina D3.