Categorias
Beleza e Saúde

3 dicas práticas para ter a postura correta e poupar a sua coluna

Manter a postura inadequada é um dos principais fatores que causam lesões na coluna e dores nas costas. Dessa forma, saber como ter a postura correta é a solução para aumentar a qualidade de vida e proporcionar mais bem-estar no dia a dia.

De acordo com o Ministério da Saúde, 27 milhões de adultos no país são acometidos por doença crônica na coluna, o que corresponde a 18,5% da população brasileira. Os problemas lombares são mais comuns, com prevalência maior em mulheres que homens.

Adotar pequenas mudanças no dia a dia pode tornar mais fácil a ter uma postura correta e poupar a sua coluna. Reunimos dicas práticas para você começar a aplicar hoje:

1 – Escolha uma posição confortável para dormir

Em algumas ocasiões, as dores na coluna são causadas devido à má postura durante o sono. Por isso, é importante ter a postura correta durante o sono, uma vez que você passa boa parte da noite deitado na cama.

Nesse caso, durma posicionado de barriga para cima e evite travesseiros muito altos. Outra posição que pode poupar a sua coluna é dormir de lado e com um travesseiro entre as pernas para avaliar o peso e evitar rodar demais a coluna.

2 – Preste atenção à sua postura ao longo do dia

Depois da noite de sono, é importante prestar atenção à sua postura ao longo do dia. Afinal de contas, seja no carro, no escritório ou em qualquer outro lugar ter a postura correta é fundamental para poupar a coluna e evitar fazer parte das estatísticas.

Dessa forma, no carro observe se você está inclinado sobre o volante, com os ombros muito próximos das orelhas e se a sua coluna está afastada do encosto do banco. A solução é aproximar o banco, caso necessário, e deixar a coluna mais próxima do encosto do banco.

Já no trabalho, evite ficar debruçado sobre a mesa. Para ter uma postura correta no trabalho, verifique se suas nádegas estão encostando nas costas da cadeira, mantenha os ombros para trás e a cadeira a uma distância adequada da mesa.

3 – Evite carregar excessos de peso

Dependendo das exigências do trabalho ou da rotina, parece ser uma tarefa impossível, mas com um pouco de atenção é possível evitar carregar excessos de peso.

No cotidiano, por exemplo, sacolas de supermercado devem ter o peso distribuído nos dois braços para evitar sobrecarregar apenas um lado.

Caso você precise se locomover, use mochilas reforçadas com acolchoamento e suporte para a coluna. Nunca carregue peso apenas em um dos ombros.

Existem outras causas para dor na coluna

A postura incorreta é uma das causas da dor na coluna. No entanto, existem outras que precisam de uma avaliação melhor e, alguns casos, acompanhamento médico.

Entre as principais causas, estão hérnia de disco, lombalgia, espondilite anquilosante, artrite reumatoide e escoliose.

A lombalgia, por exemplo, pode ser consequência de falta de vitamina D. A ausência deste hormônio está relacionado às dores na coluna e ossos.

Para obter vitamina D, basta aumentar a ingestão de alimentos ricos nessa vitamina. Além disso, a exposição solar também é uma alternativa eficaz para ativá-la no organismo.

Outra opção, quando necessária, é a suplementação vitamínica com o Koli D3. Ele é indicado no tratamento auxiliar da desmineralização óssea (retirada dos minerais dos ossos), da osteoporose, no tratamento do raquitismo, da osteomalácia (enfraquecimento dos ossos) e na prevenção de quedas e fraturas em pacientes com deficiência de Vitamina D.

A vitamina D presente no Koli D3 auxilia na absorção de cálcio e fósforo e no funcionamento do sistema imune e muscular, assim lhe dando uma vida mais saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *