Categorias
Beleza e Saúde

Hérnia de Disco: 5 Hábitos Para Evitar

Cerca de 80% das pessoas apresentarão dor lombar em algum momento da vida, segundo a Associação Médica Brasileira. A maioria consegue resolver o problema e reduz os sintomas. No entanto, 2% acabam desenvolvendo transtornos mais graves, como a hérnia de disco. Por essa razão, é importante seguir alguns hábitos para evitar a hérnia de disco.

A hérnia de disco é mais comum em pessoas entre 30 e 50 anos de idade. Em contrapartida, isso não quer dizer que não ocorra em crianças, jovens e idosos. Alguns estudos apontam que depois dos 50 anos, mais de 30% da população do mundo total irá apresentar alguma forma assintomática desse tipo de incômodo na coluna.

Os principais sintomas da hérnia de disco são dor na coluna, dor na perna e/ou coxa, dor apenas na perna ou na coxa e formigamento acompanhando ou não de dores. Além disso, há também outros sintomas, como:

  • Fraqueza nas pernas;
  • Dor na lombar e nervo ciático;
  • Dor ao tossir, ir ao banheiro e dar risada;
  • Dor nos braços e nas mãos;
  • Dificuldade para urinar e evacuar.

Afinal, como evitar a hérnia de disco? Veja x hábitos preventivos

Embora a hérnia de risco tenha alguns fatores de riscos, como a hereditariedade, é possível preveni-la por meio de hábitos mais saudáveis. Veja:

1 – Mantenha a postura correta

Uma das formas de prevenir a hérnia de risco é manter o corpo alinhado. Na maioria das vezes, as pessoas mantêm uma postura inadequada que sobrecarrega a coluna. Essa pressão é responsável pelo rompimento do disco, que ocasiona a doença.

2 – Evite o fumo

Além dos problemas pulmonares, o fumo aumenta o risco de lesões na coluna. Isso porque as substâncias tóxicas presentes no cigarro provocam a diminuição dos vasos que nutrem o disco intervertebral. Dessa forma, o disco recebe menos nutrientes.

3 – Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos não só evita a obesidade mas também a hérnia de disco. Quando a pessoa fica horas sentadas, a flacidez dos músculos do tronco está ligada ao desgaste dos discos da coluna. A movimentação frequente do corpo é super saudável.

Existem alguns exercícios físicos dedicados à coluna, por outro lado devem ser orientados por fisioterapeutas ou educadores físicos. Isso porque os exercícios sem a orientação de um profissional podem causar lesões geradas pela associação de posturas erradas e levantamento de pesos e sobrecargas sobre músculos e articulações.

4 – Cuidado com o salto

Para quem gosta de salto alto, é importante seguir alguns cuidados para não afetar a coluna e, consequentemente, evitar a hérnia de disco.

Ao calçar um sapato de salto alto, há um aumento da curvatura natural da coluna lombar, gerando uma fadiga da musculatura, além de dores na lombar.

O mesmo vale ao carregar peso. A recomendação é que ao carregar bolsas e mochila, elas não ultrapassem mais do que 10% do peso.

5 – Cuide da alimentação

A alimentação é um fator importante para o corpo receber os nutrientes essenciais para o pleno funcionamento. Quando há deficiência, no entanto, pode provocar dores na coluna e, consequentemente, hérnia de disco.

Especificamente para os ossos, a vitamina D é imprescindível. Ela facilita a absorção do cálcio, mineral importante para a renovação óssea. Sendo assim, ela é a ponte para que os ossos fiquem mais fortes e saudáveis.

Para obter vitamina D, a exposição solar é recomendada – o hábito de tomar sol ativa o hormônio dentro do organismo. 

Existem alguns alimentos com esse nutriente, porém com níveis bem menores.

Como metade da população mundial sofre de deficiência de vitamina D, a suplementação é considerada. Ela ajuda a repor os nutrientes faltosos.

O Koli D3 é um suplemento alimentar de vitamina D3 em comprimidos revestidos, indicado no tratamento auxiliar da desmineralização óssea (retirada dos minerais dos ossos), da osteoporose, no tratamento do raquitismo, da osteomalácia (enfraquecimento dos ossos) e na prevenção de quedas e fraturas em pacientes com deficiência de Vitamina D.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *