Alimentação colorida: saiba como ela beneficia a sua saúde
A alimentação colorida é fonte de vitaminas, minerais e fibras. Ela reúne legumes, vegetais e frutas. As cores representam diversos nutrientes e cada uma delas traz um benefício para o organismo. Por essa razão, é importante incluí-las em sua rotina.
Veja como alimentação colorida beneficia a sua saúde:
Alimentos verde para anemia
Alimentos como alface, espinafre, couve, brócolis, agrião, pimentão verde, pepino, coentro, kiwi e abacate têm a cor verde devido à clorofila.
Eles possuem propriedades antioxidantes e desintoxicantes, além de serem de fibras. Esses alimentos são ricos em magnésio, ferro, zinco, vitaminas A, C, e K.
Entre os benefícios que eles promovem são:
- Redução do colesterol;
- Redução de pressão arterial;
- Prevenção da osteoporose;
- Prevenção do câncer.
Alimentos vermelhos para desintoxicação
Alimentos como morango, pimenta, tomate, maçã, framboesa, cereja e melancia são ricos em licopeno, antioxidante e responsável pela cor avermelhada. Alguns de seus benefícios:
- Melhora da circulação sanguínea;
- Hidratação e controle da pressão arterial;
- Eliminação da substâncias tóxicas ao organismo;
- Controle da pressão arterial.
Alimentos marrons para o coração
Alimentos como amendoim, nozes, castanhas, canela, aveia e alimentos integrais, como arroz integral, feijão são ricos em fibras, gorduras boas, selênio, zinco e vitaminas do complexo B. No organismo, eles proporcionam os seguintes benefícios:
- Prevenção de doenças cardiovasculares;
- Regulação intestinal e prevenção da prisão de ventre;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Controle da diabetes.
Alimentos amarelos e laranjas para a pele
Alimentos como cenoura, laranja, abacaxi, milho, abóbora, mamão, tangerina e batata-doce. Elas têm essa cor devido a substâncias chamadas carotenóides, que são antioxidantes e ricos em vitaminas A, C e E. Esses alimentos trazem benefícios, como:
- Prevenção de câncer;
- Proteção da visão;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Manutenção da saúde da pele e do cabelo.
Alimentos roxos para o intestino
Alimentos como açaí, uva, ameixa, amora, batata-doce roxa, cebola roxa, repolho roxo e berinjela são ricos em ferro e vitaminas do complexo B.
Eles garantem os seguintes benefícios:
- Prevenção do envelhecimento precoce;
- Controle do colesterol;
- Prevenção de doenças cardiovasculares.
Alimentos brancos para os ossos
Alimentos como batata, a cebola, o alho, os cogumelos, o couve-flor, o alho poró, o inhame, o nabo, a graviola, a banana e a pêra possuem polifenóis, cálcio, potássio e magnésio. Eles são claros devido a substância chamada flavina.
- Fortalece o sistema imunológico;
- Prevenção do câncer;
- Bom funcionamento dos músculos, inclusive do coração;
- Prevenção das doenças cardiovasculares.
Para os ossos, a vitamina D não pode faltar. A substância é responsável por facilitar a absorção do cálcio no organismo. Infelizmente, a deficiência dela favorece doenças como osteopenia e osteoporose, que provocam fraturas.
A vitamina D pode ser absorvida por meio da alimentação e da exposição solar. No entanto, nem sempre são suficientes para garantir a quantidade necessária. Por essa razão, a suplementação com Koli D3 pode ser necessária.