Categorias
Alimentação Saudável

Cuidados com a alimentação para quem está grávida

Existem cuidados com a alimentação para quem está grávida que precisam ser seguidos. Afinal de contas, é tão importante para a gestante quanto para o desenvolvimento do bebê. Por essa razão, o ideal é priorizar algumas vitaminas e minerais. Além disso, evitar certos alimentos que são proibidos durante a gestação.

A importância da alimentação saudável para quem está grávida

Para uma gestante, o ato de se alimentar é afetado por diversos fatores, entre eles calorias, capacidade nutricional e necessidades específicas. 

Sem contar que a maior parte das gestantes reclama de fome o tempo todo. Isso ocorre pois o desgaste calórico nesse período é muito maior. 

Algumas grávidas chegam a gastar 80 mil calorias até o fim da gestação.

Apesar disso, a dieta deve ser regrada, com alimentos corretos que garantam valor nutricional tanto para a gestante quanto para o bebê.

Dessa forma, é importante o acompanhamento de um nutricionista ou obstetra, que poderão indicar a melhor dieta para a gestante.

O que comer na gravidez

Toda dieta para quem está grávida deve ser orientada por um profissional habilitado. Por outro lado, geralmente recomendam uma alimentação rica em cereais integrais, legumes, frutas, leite e derivados. Além deles, leguminosas, peixe e carne magra, como peru e frango.

Importante lembrar que o excesso de peso pode trazer diversas consequências para a saúde da mãe e do feto. Em contrapartida, dietas muito restritivas pelo medo de engordar também tão prejudicial quanto o excesso.

O que não comer na gravidez

Se existem alimentos que são quase obrigatórios para quem está grávida, existem também os que não são recomendados. Alguns chegam a ser proibidos, como por exemplo:

 

  • Bebidas alcoólicas: essas bebidas estão relacionadas ao atraso no crescimento e desenvolvimento do bebê;
  • Adoçantes artificiais: alguns não são confiáveis, portanto o melhor caminho é eliminá-los da dieta.

 

Outros alimentos como café e bebidas estimulantes, como coca-cola, chá verde ou preto, também não são recomendados pois aumentam o risco de aborto espontâneo.

Além disso, a dieta de uma gestante não deve incluir peixe cru ou carne mal passada. É importante também lavar muito bem todos os alimentos crus, como frutas e verduras.

Alguns alimentos que não são recomendados para quem está grávida:

  • Ovos crus;
  • Leite não pasteurizado;
  • Queijos pastosos e não pasteurizados;
  • Atum em lata.

Vitaminas e minerais essenciais para quem está grávida

Ferro

O ferro é o elemento presente na hemoglobina, molécula principal dos glóbulos vermelhos. Ele ajuda no aumento do volume sanguíneo na gravidez e evita a anemia.

Além disso, é importante para o desenvolvimento sistema nervoso do bebê. Sua deficiência pode causar baixo peso, prematuridade e alterações na formação nervosa.

O ferro pode ser encontrado em alimentos como fígado, pão integral e cereais integrais, feijão, grão de soja e hortaliças-verdes escuras.

Cálcio

Outro mineral importante para quem está grávida é o cálcio. Ele é responsável pela formação e crescimento saudável dos ossos e dentes, tanto da mãe quanto do bebê.

O cálcio também ajuda no controle da frequência cardíaca do bebê e no desenvolvimento dos nervos e músculos.

Entre as principais fontes de cálcio:

  • Leite e derivados;
  • Couve;
  • Salmão;
  • Pão de centeio integral.

Vitamina D

Para que a gestante absorva cálcio dos alimentos, ela precisa estar com os níveis adequados de vitamina D no sangue, uma vez que a vitamina facilita a absorção

Além disso, um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Tel-Aviv (Israel) mostrou que mulheres com falta de vitamina D no organismo têm mais chances de serem inférteis ou sofrerem aborto espontâneo.

“A vitamina D tem um papel de modular a resposta imunológica. Se os níveis dessa vitamina estão baixos, o organismo pode reconhecer a gravidez como uma ‘coisa ruim’ e a gestação pode ser imperfeita”, explica a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida.

A vitamina D pode ser encontrada na alimentação, exposição solar ou por meio de suplementos vitamínicos, que repõe as carências nutricionais, como o Koli D3.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *