Para a maioria das pessoas, é difícil largar aquele docinho após as refeições ou resistir às guloseimas de festas e eventos. A resposta para essa condição é o vício em açúcar. Neste artigo, você vai entender por que é tão difícil largar o doce.
Além disso, trouxemos os principais sintomas de quando alguém está viciado em açúcar e dicas de como diminuir essa vontade excessiva de comer doces.
Afinal, açúcar vicia?
De acordo com cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, pessoas viciadas em açúcar deveriam ser tratadas da mesma forma que dependentes de drogas. Os efeitos do açúcar, segundo o estudo, são parecidos com o mecanismo responsável pelo vício da cocaína. Então, sim, o açúcar vicia.
O estudo mostra que o consumo excessivo de açúcar eleva os níveis de dopamina no organismo de forma similar ao que acontece com a droga. Sendo assim, a ingestão frequente por longo período acaba levando a uma produção menor de dopamina, o que resultado em uma necessidade de consumir ainda mais açúcar.
“O consumo prolongado do açúcar causa o efeito contrário na produção de dopamina, fazendo o corpo produzir menos da substância. Isto leva a pessoa a comer mais”, diz a neurocientista Selena Bartlett, da Universidade de Queensland.
Um relatório recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que o número de diabéticos aumentou em quatro vezes desde 1980. No Brasil, uma em cada cinco pessoas consome doces cinco ou mais vezes por semana. Além disso, 7,4% da população brasileira já foi diagnosticada com diabetes. Sem contar que o planeta tem 640 milhões de obesos.
Quais são os sintomas do vício em açúcar?
Entre os principais sintomas do vício em açúcar, estão:
- Consumir alimentos doces, mesmo quando não está com fome;
- Consumir várias porções de uma vez de um alimento doce;
- Continuar comendo, mesmo após se sentir cheio;
- Ficar com mais vontade após comer um doce;
- Sente impulsos ao ver um alimento doce;
- Sente dificuldades de resistir a uma sobremesa;
- Sente necessidade de consumir doces após a refeição;
- Ficar com mau-humor quando não come doce.
Quais são as consequências do vício em açúcar?
Infelizmente, o vício em açúcar traz diversas consequências para a saúde. O maior risco dele é a obesidade, que atinge boa parte da população brasileira. Essa doença grave, considerada uma epidemia mundial, é um fator de risco para o surgimento de outras doenças, como problemas cardiovasculares, hipertensão, diabetes e até cânceres.
Como diminuir o vício em açúcar?
O primeiro passo para reduzir o vício em açúcar é procurar uma ajuda médica e realizar exames necessários para ver se a saúde está em dia.
Em contrapartida, com algumas mudanças de hábitos e reeducação alimentar, é possível reduzir o vício em açúcar.
Evite doces em casa
Se você quer realizar uma desintoxicação do açúcar, o ideal é não ter doces em casa. Caso sinta uma vontade descontrolável, vá até uma doceria, coma um chocolate e volta para casa, sem levar nada para a viagem.
Diminua o consumo de batatas fritas, salgados e pão branco
Pouca gente sabe, mas beliscar batatas fritas, salgadinhos e pão branco não é uma boa para quem quer reduzir o vício em açúcar. Isso porque o amido desses alimentos se transformam rapidamente em açúcar levando ao desequilíbrio.
Opte por alimentos proteicos
Os alimentos ricos em proteínas magras, como carne, frango, peixe, iogurte, ovos ou shakes, têm alto poder de saciedade porque são digeridos lentamente. Eles também não causam picos de glicose.
Faça exercícios físicos
Outra alternativa para reduzir o vício em açúcar é realizar atividades físicas. Os exercícios melhoram a química do cérebro, elevando os níveis de serotonina, dopamina e endorfina. Pessoas que malham, por exemplo, se sentem melhor e desejam alimentos mais saudáveis.