Com o isolamento social, as pessoas pararam de frequentar academias, centro esportivos e atividades coletivas.
Dessa forma, além de cometer excessos na alimentação, a maioria caiu no sedentarismo, perdendo a rotina saudável.
Mas nem tudo está perdido!
Para quem quer voltar à ativa ou nunca realizou qualquer atividade física, existem 5 exercícios em casa simples para sair do sedentarismo.
Afinal de contas, sabemos que os exercícios ajudam a colocar o corpo em forma, proporciona uma melhor saúde e também melhora a autoestima.
Já o sedentarismo causa:
- Doenças cardiovasculares;
- Osteoporose;
- Diabetes;
- Obesidade;
- Aumento de colesterol;
- Infarto;
- Entre outras consequências.
Por esse motivo, a prática regular de exercícios e uma alimentação saudável são fundamentais para ter mais saúde durante a quarentena.
Antes, no entanto, é importante seguir algumas orientações antes de realizar atividades físicas em casa, como por exemplo:
- Verifique com o seu médico se você pode realizar exercícios;
- Cuidado com as lesões. Nada de excessos!
- Comece aos poucos e aumente o ritmo progressivamente;
- Se você sofre de problemas em áreas específicas, como joelhos, costas, pescoço e ombro, peça a orientação de um profissional (mesmo que online).
Agora você confere 5 exercícios em casa para sair do sedentarismo.
5 exercícios em casa para sair do sedentarismo
Polichinelos
Para quem quer apenas começar a mexer o esqueleto, o polichinelos é perfeito. Não requer equipamentos nem exige muito treinamento.
Na maioria das vezes, o polichinelo é usado para aquecimento.
Em contrapartida, o exercício trabalha a resistência muscular, melhora a saúde cardiovascular e ajuda na perda da massa gorda.
Portanto, apesar de simples traz muitos benefícios ao corpo.
Dance
Talvez este seja o exercício em casa mais fácil durante a quarentena.
Aproveite a live dos cantores nas redes sociais, arraste o sofá e dance.
A dança é uma atividade comprovadamente terapêutica, que faz bem à mente, ao coração e ao corpo. Além disso, queima calorias, aumenta o condicionamento físico, fortalece a musculatura corporal e os ossos (evitando a osteoporose).
Sem contar que é muito democrática. Você pode escolher o ritmo que quiser.
Pule corda
Quem disse que para fazer exercícios em casa precisa de equipamentos sofisticados?
Com uma corda que custa menos de R$ 10, você consegue queimar muitas calorias e sair do sedentarismo durante a quarentena.
Pular corda queima cerca de 180 calorias em 15 minutos – contra 140 da corrida e 1h de caminhada. Ela também fortalece os ossos e os membros inferiores.
Ao optar por essa atividade, use roupas confortáveis e que evitem o suor. Dê preferência a tênis com amortecimento que suporte o impacto dos pulos.
Prancha
Outro exercício bem fácil para fazer em casa é a prancha.
Durante a execução, você deve posicionar o tronco, o quadril e as pernas fora do chão. Mantenha as pontas dos pés e o antebraço em contato com o solo.
Faça 3 séries de 30 segundos com um intervalo de 1 minuto e meio.
Esse exercício trabalha o abdômen, a lombar, as costas e o tronco.
Agachamento
O agachamento é um perfeito exercício para ganhar massa muscular em casa.
Mesmo sem nenhum peso, ele trabalha as panturrilhas, quadríceps, região central do tronco e o equilíbrio.
Caso você esteja acostumado a usar pesos nesse exercício, improvise segurando sacos de comida em cada mão ou garrafas cheia de água.
Posicione-se em pé, com as pernas abertas na largura do ombro. Em seguida, vá descendo o corpo completamente, jogando os quadris para trás, até sentar-se sobre os calcanhares ou tocar os quadris no chão. Seus joelhos não devem ultrapassar a linha da ponta dos pés.
É possível também realizar uma combinação com a flexão. Esse movimento chama-se burpee: você começa em pé, agacha, joga os pés para trás, faz uma flexão, recolhe os pés e levanta novamente. Repita os movimentos por alguns minutos.
Com estes simples exercícios em casa, você sai do sedentarismo e começa a desfrutar de todos os benefícios de ser uma pessoa saudável.
Gostou do artigo? Acompanhe mais dicas em nosso blog.