O surgimento das rugas é comum ao passar dos anos. O aparecimento delas são desconfortáveis para algumas pessoas. Apesar de ser inevitável, existem alguns hábitos que evitam as rugas, retardam o seu aparecimento ou reduzem as marcas.
No entanto, o que acontece com a maioria das pessoas é o envelhecimento precoce devido aos maus hábitos com a saúde e com a própria pele. Por esse motivo, é comum pessoas com pouca idade apresentarem:
- Rugas;
- Marcas de expressão;
- Doenças dermatológicas;
- Ressecamento;
- Falta de elasticidade e colágeno.
São várias as consequências quando a pele não é bem cuidada.
Dessa forma, reunimos os hábitos que evitam rugas. São dicas simples, que podem ser aplicadas no dia a dia e por qualquer pessoa que não deseja ter essas indesejáveis marcas.
Evite fumar e beber álcool
Não é mais nada prejudicial para a pele que os maus hábitos. Afinal de contas, você é o que coloca para dentro do seu organismo.
Dessa forma, os componentes químicos presentes no cigarro prejudicam diretamente as células da pele, causando o enrugamento da pele.
Além disso, a contração frequente dos lábios pode causar rugas prematuras em torno da boca.
Outro hábito que deve ser evitado é o consumo de álcool. Semelhante ao cigarro, a bebida alcoólica possui agentes que prejudicam a pele.
Sem contar que o rosto incha depois de ingerir muito álcool e isso distende temporariamente a pele.
Não faça muitas caretas
As caretas são, em parte, responsáveis pelo aparecimento das marcas de expressão.
Isso porque franzir a testa e apertar os olhos criam novas rugas e pioram as existentes. Por isso, evite fazer muitas caretas.
Tire o travesseiro do rosto
Outro hábito que evita a ruga é tirar o travesseiro do rosto.
A maioria das pessoas coloca o travesseiro comprimindo a lateral do rosto. Infelizmente, esse hábito provoca as famosas rugas do sono.
Dessa forma, o melhor jeito é mudar de posição e experimentar dormir de cabeça para cima.
Pratique exercícios físicos
Para estimular a atividade antioxidante natural da pele e a produção de substâncias antienvelhecimento, é importante realizar atividades físicas regularmente.
As pessoas que estão em forma costumam ter uma pele mais elástica e saudável, o que retarda o aparecimento de rugas e marcas de expressão.
Além disso, quem pratica exercícios físicos regularmente evita o temido efeito sanfona, que também prejudica a elasticidade da pele.
Faça uma alimentação equilibrada
Por fim, o último hábito que evita rugas é a alimentação saudável.
Por isso, o ideal é que a dieta seja rica em frutas, verduras, legumes, cereais e carnes, responsáveis por fornecer vitaminas e nutrientes que ajudam na saúde da pele.
Em contrapartida, alguns alimentos devem ser evitados quando o assunto é rugas:
- Açúcar: afeta o colágeno da pele;
- Farinha branca: causa acnes;
- Sal: em excesso, pode desidratar a pele;
- Gorduras saturadas: também estimulam a acne.
- Congelados: são ricos em sódio e causam desidratação na pele;
- E muitos outros. Confira aqui.
Evite esses alimentos e invista em uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas e minerais, afinal são elas que ajudam a saúde da pele.
Entre as vitaminas que auxiliam essa região, está a vitamina D, que ajuda na renovação celular, rejuvenesce peles maduras e controla a proteção natural da pele.
Alguns alimentos como óleo de fígado, salmão, leite, gema e queijo são fontes desse nutriente.
Além disso, recomenda-se exposição diária no sol para ativar a vitamina, porém em horários indicados (antes das 10h e depois das 16h) para não prejudicar a pele.
A suplementação de vitamina D com o Koli D3 também pode ser uma alternativa para aumentar os níveis de vitamina no organismo. Conheça mais sobre o produto.