Quem pratica exercícios físicos sabe: o corpo exige mais reposição de nutrientes. Dessa forma, a alimentação saudável e equilibrada é indispensável para fornecer energia, emagrecer ou ganhar massa magra, dependendo do objetivo. Além disso, existem alguns nutrientes específicos que não podem faltar de jeito nenhum no cardápio de pessoas ativas. Afinal de contas, eles são responsáveis por favorecer a disposição e fortalecer os ossos.
A prática de exercícios físicos já proporciona diversos benefícios, entre eles:
- Ajuda na perda de peso;
- Aumenta os níveis de energia;
- Reduz o risco de desenvolver doenças crônicas;
- Auxilia na qualidade de sono;
- Melhora o foco e a concentração;
- Faz bem para a saúde dos músculos.
Investindo nos nutrientes certos, os ganhos serão ainda maiores. Por esse motivo, reunimos os 5 nutrientes que não podem faltar na vida de quem pratica exercícios físicos.
Carboidratos
Considerado o “vilão” de muitas pessoas, o carboidrato, na verdade, tem uma boa contribuição para quem pratica exercícios físicos. Além de conceder força aos músculos, ele aumenta o rendimento durante o treino, pois fornece energia.
Para obter todos esses benefícios, é recomendado consumir alguns alimentos com carboidratos, como cereais integrais, antes do treino. Caso você treine de barriga vazia, há chances de deixar os seus músculos enfraquecidos e o corpo mais cansado.
Portanto, inclua os carboidratos em sua dieta.
Vitamina B2
Outra aliada da energia para quem pratica atividades físicas é a vitamina B2. Uma de suas funções é transformar carboidratos, proteínas e outros nutrientes em energia. Investindo em alimentos com essa vitamina, você se sentirá muito mais disposto na hora do treino.
É possível encontrar a vitamina B2 em alimentos como carne, ovo, leite e derivados.
Vitamina C
Presente em frutas como laranja, limão, morango, kiwi e goji berry, a vitamina C também não pode faltar na vida de quem pratica exercícios físicos. O nutriente atua no sistema imunológico e é um poderoso antioxidante, agindo contra os radicais livres. Ademais, a vitamina C facilita a absorção de ferro, evitando a anemia e o enfraquecimento do corpo.
Potássio
Para quem não quer lidar com as temidas cãibras, o potássio é outro nutriente que não pode faltar na dieta de quem pratica atividades físicas. Além disso, ele auxilia no ganho de massa muscular, favorecendo a força e o aumento dos músculos.
O potássio pode ser encontrado em diversos alimentos: banana, ovo, beterraba, abacate e até mesmo leguminosas, como o feijão e a lentilha.
Vitamina D
Por fim, o nutriente que não pode faltar na vida de quem pratica atividades físicas é a vitamina D. Ela é um dos responsáveis por evitar a fadiga e o enfraquecimento dos ossos, afinal facilita a absorção de cálcio. Dessa forma, os níveis adequados da vitamina diminuem os riscos de fraturas e dores nos ossos, situações comuns em atletas.
Além desses benefícios, a vitamina D também está associada a prevenção de doenças como obesidade e obesidade. Sem contar a sua contribuição no sistema imunológico.
A vitamina D é adquirida, principalmente, por meio da exposição solar. Também pode ser encontrada em alimentos como salmão, atum e sardinha.
No entanto, nem sempre é suficiente para suprir a carência – tanto é que metade da população mundial sofre de deficiência de vitamina D. A falta de vitamina D está relacionada a doenças como osteoporose, depressão e até câncer.
Nesses casos, a suplementação é ideal para adequar os níveis e evitar problemas futuros, como o surgimento da osteoporose. O suplemento vitamínico, como o Koli D3, enriquecido com vitamina D3, fornece as quantidades diárias necessárias do nutriente.
Ele também auxilia a saúde muscular, favorecendo a manutenção da massa muscular.
Quer aproveitar todos os seus benefícios? Conheça o Koli D3 e saiba onde encontrar.