Por causa da pandemia do novo coronavírus, o número de pessoas que estão ansiosas, estressadas e até depressivas têm crescido expressivamente. Especialistas em comportamento humano e psiquiatras inclusive alertaram para um ‘tsunami’ de problemas de saúde mental durante o isolamento. A boa notícia é que uma prática milenar pode ser a saída para manter a calma em tempos tão difíceis: a meditação.
A meditação é uma técnica que desenvolve habilidades como concentração, tranquilidade e foco no presente. Com raízes na sociedade oriental, a prática ancestral começa a crescer nos países ocidentais, após estudos comprovarem que o hábito proporciona benefícios incríveis para a saúde mental e física.
Diferente do que muitos imaginam, a meditação não é necessariamente uma prática religiosa. Qualquer um pode fazê-la aproveitando todos as vantagens que ela proporciona.
Por essa razão, reunimos neste artigo os benefícios incríveis que a meditação pode proporcionar na pandemia.
Oferece clareza mental
A prática da meditação ajuda a ter mais clareza para perceber os próprios sentimentos e intuição. Com o foco no “agora”, as decisões são feitas de acordo com a sua identidade e valores, baseando-se no autoconhecimento.
Diminui o estresse
Outro benefício incrível proporcionado pela meditação é a redução do estresse. De acordo com pesquisas, os brasileiros lideram o ranking quando o assunto é estresse no dia a dia. Sobretudo nesse momento em que as notícias parecem ser cada vez piores, a prática é uma saída para diminuir o estresse e os pensamentos negativos da mente.
Melhora a qualidade de sono
Nessa pandemia do coronavírus, muitas pessoas estão com dificuldade de dormir, seja por conta da ansiedade ou preocupação. Infelizmente, dormir mal afeta todo o organismo inclusive o sistema imunológico, deixando-o mais suscetível a doenças e infecções.
A meditação, por sua vez, melhora a qualidade de sono. Segundo uma pesquisa realizada na Califórnia, os pacientes com transtornos moderados de sono apresentaram menos insônia, fadiga e depressão após sessões de meditação.
Ajuda na memória
Durante o isolamento social, muitas pessoas tiveram que se adaptar para assistir aulas online. Nesse caso, a meditação é uma grande aliada à memorização. Pesquisas indicam que a prática ajuda na atenção plena e na capacidade de impedir a mente vagar durante tarefas que exigem atenção, como estudos, provas e testes.
Promove emoções positivas
Em um momento em que todos estão com medo e pensamentos negativos, a meditação promove emoções positivas. Dessa forma, a prática é uma ótima saída para ir na contramão de toda negatividade e ansiedade.
Afinal, como meditar?
Diferente do que a maioria pensa, meditar não é difícil.
1 – Comece devagar: O primeiro passo é introduzir minutos de meditação ao longo do dia. Programe o seu relógio para despertar após 5 minutos, por exemplo.
2 – Escolha uma posição confortável: Para meditar, não necessariamente precisa cruzar as pernas e ficar com a costa ereta. Você pode meditar sentada ou deitada.
3 – Repita por 7 dias: Tente meditar todos os dias no mesmo horário para criar o hábito. Se falhar um dia, tudo bem, recomece no próximo. Aumente o tempo de meditação progressivamente.
Medite, mas não esqueça das vitaminas
A meditação pode proporcionar benefícios incríveis durante a pandemia. Em contrapartida, se o seu corpo não tiver níveis adequados de vitaminas, ela não funcionará corretamente.
Por essa razão, invista em uma alimentação saudável rica em vitaminas e minerais. O hábito de comer bem se complementa aos benefícios da meditação.
Caso contrário, pode apresentar deficiência vitamínica.
Mais da metade da população mundial, por exemplo, sofre de carência de vitamina D devido à pouca exposição solar.
Além de afetar a saúde dos ossos, a deficiência de vitamina D tem associações a insônia, depressão e problemas cognitivos.
Para deficiência de vitamina D, a suplementação com Koli D3 é indicada. O suplemento, rico em colecalciferol, auxilia na absorção de cálcio e fósforo e no funcionamento do sistema imune e muscular. Saiba onde encontrar.