Categorias
Beleza e Saúde

Dentes frágeis e quebradiços: saiba como cuidar

Se você come um alimento muito duro ou leva uma pancada muito forte na boca, há grandes chances de seus dentes quebrarem. Agora, quando isso ocorre sem motivo aparente, pode ser um diagnóstico de dentes frágeis e quebradiços.

Ter dentes frágeis e quebradiços tem diversas consequências, principalmente na aparência. Além da estética, essa condição pode indicar problemas graves de saúde. Por essa razão, é importante ficar atento e cuidar para que a situação não agrave.

Causas de dentes frágeis e quebradiços

As causas de dentes frágeis e quebradiços são diversas, entre elas:

Falta de manutenção

Algumas pessoas realizam restaurações nos dentes, mas não buscam manutenção para o problema. A restauração realizada há muitos anos pode ser a causadora de cáries e fissuras, resultando na fissura e fragilidade dos dentes.

Dentes desalinhados

Corrigir a mordida não tem relação apenas com a aparência, apesar de ser também importante. Quando os dentes estão desalinhados, no entanto, eles podem causar fraturas.

Bruxismo

Já o bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar os dentes durante o sono. A pressão provoca o desgaste entre os dentes, que pode levar a fraturas. Nos casos mais graves, a condição causa problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula.

Escovação com força excessiva

Outra causa para os dentes frágeis e quebradiços é a escovação com força excessiva. Muita gente pensa que esse hábito deixa os dentes mais limpos. Pelo contrário, a força excessiva pode empurrar a gengiva expondo a raiz, afetando diretamente os dentes.

Má alimentação

Uma alimentação desregulada, sobretudo com o consumo excessivo de refrigerante, deixa os dentes frágeis e quebradiços. Isso porque a falta de vitaminas e minerais afeta toda a saúde bucal, deixando-a mais suscetível a cáries e fraturas.

Então, como cuidar de dentes frágeis e quebradiços?

A boa notícia é que, dependendo de cada caso, os dentes frágeis e quebradiços podem tornar-se mais fortes e saudáveis. 

Portanto, veja algumas dicas, que servem também como prevenção:

1 – Procure um dentista

O primeiro passo para cuidar de dentes frágeis e quebradiços é procurar um dentista. Ele fará o diagnóstico e indicará um tratamento eficaz para o problema. 

Para o cuidado completo, recomenda-se visitar o dentista a cada seis meses para um exame geral e limpeza profissional.

2 – Beba água

Apesar de simples, beber água auxilia na produção de saliva e na manutenção da limpeza dos dentes, removendo o excesso de açúcar e resíduos de comida.

3 – Opte por alimentos ricos em fibras

Outra forma de cuidar de dentes frágeis e quebradiços é aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras. Elas contribuem para a mastigação e, assim como água, realiza uma limpeza natural nos dentes, evitando o acúmulo de placas bacterianas.

4 – Cuide da higiene bucal

A recomendação dos profissionais é que a escovação ocorre 30 minutos após a refeição ou, pelo menos, 3 vezes ao dia. Esse hábito é importante para evitar o acúmulo de placas bacterianas, que causam inúmeros problemas na saúde bucal, entre eles dentes frágeis. Além disso, o fio dental deve fazer parte da higienização.

5 – Vitamina D

A vitamina D tem um papel fundamental na absorção do cálcio e fósforo, minerais essenciais para o fortalecimento dos ossos e dentes. Portanto, o ideal é aumentar os níveis dessa vitamina, seja por meio da alimentação, exposição solar ou suplementos.

Nos alimentos, a vitamina D pode ser encontrada em sardinhas, salmão, ovo e carne bovina. Já a exposição solar deve ser feita pelo menos 3 vezes por semana de 15 a 30 minutos sem protetor solar. Quanto ao suplemento, o Koli D3 é uma excelente opção.

O Koli D3 possui em sua fórmula o ativo colecalciferol, que atua para regular o processamento e a fixação de cálcio no organismo. É importante para promover a absorção de cálcio e de fosfato, para a calcificação normal dos ossos, além de fortalecê-los para evitar algum tipo de fratura em pacientes com idade avançada ou que tenham falta de cálcio no corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *