Pele ressecada: 5 cuidados necessários
A pele ressecada possui características bem peculiares: falta de viço e toque áspero. Com consequência, quem tem esse tipo sofre com sensibilidade, descamação e lesões.
Por essa razão, é importante entender quais são os cuidados necessários para lidar diariamente com ela.
Na maioria das vezes, a origem da pele ressecada é a redução da produção de uma camada de gordura presente sobre ela, responsável por mantê-la hidratada. As principais causas são dermatite atópica, desidratação e banho quente.
Ela pode ser dividida em três níveis: leve, moderado e severo. Nos casos moderados e graves, podem ocorrer descamação, manchas e o aparecimento de alergias, conhecidas como eczema, lesões com aspecto vermelho. Veja 5 cuidados necessários:
1 – Beba bastante água
Se a sua pele tende a ficar mais ressecada, a ingestão de água ajuda a hidratação da pele e evita a desidratação do corpo.
O ideal é beber de 1,5L a 3L de água por dia, dependendo do seu peso.
Além disso, beber água combate distúrbios da pele que surgem com o ressecamento, como por exemplo psoríase, rugas e eczemas.
Sem contar que esse líquido natural auxilia na eliminação de toxinas do corpo.
2 – Evite a pele ressecada, não tome banhos quentes
Outro cuidado que quem tem pele seca deve tomar é com o banho quente.
O calor intenso da água promove o ressecamento e elimina o manto de gordura presente na primeira camada de pele. O tecido cutâneo fica ainda mais sensibilizado.
Quando for inevitável, o indicado é tomar banhos rápidos com água, no máximo, em temperatura morna e sem uso de esponjas. Dê preferência a sabonetes hidratantes.
3 – Hidratação frequente
A pele seca precisa de hidratação constante para evitar a descamação. O ideal é aplicar o creme hidratante várias vezes ao dia e, se houver descamação excessiva, o uso de cremes cicatrizantes, também conhecidos como reparadores de barreira. Dê preferência a produtos com textura cremosa e séruns super hidratantes, que são ótimos para pele seca.
Cabe lembrar que a pele do rosto não é a única que sofre ressecamento.
Isso pode ocorrer em diversas regiões, principalmente nas mãos, joelhos, canelas, pés e cotovelos, que são áreas que ficam mais expostas e têm mais contato com o meio externo.
Por essa razão, hidratar o corpo também é fundamental.
4 – E a proteção? Não pode faltar
Como a pele ressecada é mais sensíveis, a proteção solar é indispensável. Afinal de contas, ela não deve se expor ao sol com tanta frequência.
Quando for exposta, o protetor solar com ação hidratante evita que a pele fica ainda mais ressecada e protegida.
Além disso, o protetor solar evita os efeitos dos raios ultravioletas, que geralmente causam envelhecimento precoce, rugas, linhas de expressão e até câncer de pele.
5 – Alimentação
A alimentação também é um item fundamental para quem tem pele seca.
Nesse caso, a dieta deve incluir frutas e vegetais, como uvas, pêssego, laranja, tomate, pepino, cebolas, pimentão verde e aipo, que são ricos em água e ajudam a manter o nível certo de umidade no corpo.
Além disso, importante avaliar se o nível de vitaminas está adequado. Isso porque a deficiência vitamínica favorece a falta de brilho e viço na pele. A falta de vitaminas A e D, por exemplo, deixa a pele ressecada e com manchas vermelhas na pele.