Categorias
Beleza e Saúde

Entenda por que você sente seu corpo fraco frequentemente

Entenda por que você sente seu corpo fraco frequentemente

Ficar cansado é uma resposta natural do corpo após um dia cheio de trabalho e tarefas. Em contrapartida, quando essa condição torna-se frequente mesmo depois do descanso, é preciso averiguar a origem do cansaço excessivo. Segundo estudos, entre 20% e 50% da população mundial relata sofrer de fadiga, em níveis variados de intensidade e frequência.

Infelizmente, muitas pessoas acreditam sentir cansaço e sono durante o dia são sinais apenas de uma noite mal dormida. No entanto, a fadiga excessiva pode ser resultado de doenças, algumas delas graves. Por essa razão, é importante identificar por que você sente seu corpo fraco frequentemente para voltar a ter disposição no dia a dia.

Apneia do sono pode gerar fadiga

Uma das doenças que causa fadiga excessiva é a apneia do sono – distúrbio que é caracterizado por pausas respiratórias durante o sono. Essas pausas podem se repetir mais de 60 vezes por hora, interferindo negativamente na qualidade do sono e descanso.

Na maioria das vezes, quem sofre de apneia do sono tem um ronco alto e persistente. Além disso, outros sintomas são relacionados, como a sonolência diurna, acordar muitas vezes durante a sono, dor de cabeça matinal, boca e garganta seca.

Anemia também pode deixar o corpo fraco

A sensação de estar com o corpo fraco pode ser resultado de anemia. Quem tem anemia transporta menos substâncias, exigindo mais do coração e deixando os músculos mais fracos. Dessa forma, o anêmico tende a ficar mais indisposto, o que atrapalha diretamente a sua atuação no trabalho e na vida social.

Hipotireoidismo ou hipertireoidismo

Apesar de serem opostos, tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem causar fadiga. No caso do hipertireoidismo, o metabolismo fica acelerado. Dessa forma, o corpo faz um esforço desnecessário, provocando um cansaço não natural.

Já o hipotireoidismo é o contrário: a pessoa fica cansada sem fazer esforço. É como se tudo ficasse mais lento inclusive o cérebro, dificultando a execução das tarefas.

Síndrome da fadiga crônica

Outra condição que também causa cansaço excessivo e a sensação de corpo fraco é a síndrome da fadiga crônica. Ainda em estudo, a doença não possui uma origem identificada pela comunidade médica. Ela é caracterizada por um quadro de cansaço que não melhora depois do descanso.

Há situações, no entanto, que o paciente possui a síndrome e a fibromialgia, que também possui a fadiga como sintoma característico na maioria das pessoas. Quem possui essas condições geralmente já acorda de manhã muito cansado, o que piora durante o dia.

Depressão pode gerar cansaço 

A depressão é incapacitante. Em muitos casos, sentir o corpo fraco é um sinal da doença. 

Afinal de contas, pessoas com depressão têm dificuldade de realizar atividades, até mesmo as corriqueiras. 

A falta de energia na depressão geralmente vem acompanhada de outros sintomas, como queda de concentração, alterações do apetite e pensamentos negativos constantes. Para resolver esses sintomas, é importante realizar um tratamento adequado.

Síndrome de Burnout

De acordo com pesquisas, 30% dos brasileiros sofrem de síndrome de burnout. Conhecida como esgotamento profissional, ela também possui como sintoma característico o cansaço excessivo. Na maioria das vezes, a fadiga vem acompanhada por dor de cabeça frequente, alterações no apetite, sentimentos de incompetência e insônia.

Falta de vitamina D enfraquece o organismo

Mais conhecida como a vitamina do sol, a vitamina D oferece benefícios além dos ossos. A sua deficiência também causa alterações em todo o organismo inclusive na disposição.

Sendo assim, cansaço, sono e fraqueza muscular podem ser sinais de falta de vitamina D. De acordo com pesquisas, metade da população mundial sofre de deficiência dessa vitamina.

Por essa razão, é importante tomar sol regularmente e consumir alimentos ricos em vitamina D. Outra alternativa para repor os nutrientes é suplementar com Koli D3, rico em colecalciferol (vitamina D3), que não precisa de sol para ser ativado no organismo.

Ele é importante para promover a absorção de cálcio e de fosfato, para a calcificação normal dos ossos, além de fortalecê-los para evitar algum tipo de fratura em pacientes com idade avançada ou que tenham falta de cálcio no corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *