Categorias
Imunidade

5 sinais preocupantes que mostram se sua imunidade está baixa

A imunidade tem uma função muito importante no organismo: protegê-lo de invasores, como vírus, bactérias e fungos, causadores de doenças. No entanto, quando esse sistema está enfraquecido, tudo sai do controle: microorganismos invadem o corpo e fazem a festa, levando o corpo a uma série de consequências e históricos de enfermidades.

Existem a imunidade nata e a adquirida. Cada uma delas possui uma função no organismo. A primeira, que o indivíduo traz desde o seu nascimento, está na linha de frente contra a invasão de microorganismos. Em contrapartida, ela não possui memória imunológica e ataca os patógenos sempre da mesma forma. Já a segunda envolve memória imunológica e armazenamento de informações no enfrentamento de determinados invasores. Ela é adquirida por meio de vacinas.

Cientificamente chamada de imunodeficiência, a imunidade baixa ocorre quando o indivíduo está com o sistema imunológico fragilizado. Ela pode ser causada por doenças crônicas, distúrbios de sono, quadros de depressão, tabagismo, abuso de álcool, maus hábitos alimentares e falta de vitaminas no corpo.

Mas, afinal, como identificar a imunidade baixa? Reunimos os 5 sinais preocupantes.

Afta

Aquela afta que surge de vez em quando pode ser um sinal do corpo avisando que a imunidade está baixa. Na maioria das vezes, as lesões ovaladas cobertas por uma membrana branca/amarela aparecem em toda a boca, inclusive na língua.

Adoece com frequência

Ficar frequentemente gripado e resfriado é um sinal preocupante de baixa imunidade. A frequência mostra que o seu sistema imunológico não está conseguindo impedir a invasão e a proliferação dos vírus da gripe e do resfriado.

Além disso, quem está com a imunidade baixa também fica mais suscetível a outras infecções. Sem contar que as doenças podem evoluir para um quadro mais grave, caso a resposta imunológica não seja tão rápida.

Episódios de candidíase

Comum em mulheres, o fungo aproveita a oportunidade da imunidade baixa para proliferar-se. Dessa forma, as mulheres que estão com o sistema imunológico enfraquecido tendem a ter mais episódios. Entre os principais sintomas, estão coceira, secreção em excesso e dores.0

Queda de cabelo

Outro sinal preocupante de baixa imunidade é a queda de cabelo. Quando o sistema imunológico está enfraquecido, o organismo provoca um um ataque os próprios folículos pilosos, causando grande perda de cabelo.

Cansaço

Por fim, o cansaço frequente e sem explicação também é um sinal de que a sua defesa natural do organismo não anda legal. Com a imunidade baixa, nem mesmo os períodos de sono são suficientes para gerar energia.

Então, como aumentar a imunidade?

Ao perceber os sinais de baixa imunidade, o primeiro passo é procurar atendimento médico. Diagnosticada, ela pode ser tratada de diversas formas.

No entanto, existem hábitos simples que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico. 

Entre eles, o sono, que tem a sua importância. Recomenda-se dormir pelo menos 8 horas por dia. Além disso, as atividades físicas regulares também proporcionam uma vida mais saudável, diminuindo a chances de surgimento de doenças.

O sistema imunológico também pode ser fortalecido por meio da alimentação e, quando necessário, suplementos vitamínicos, que nivelam os níveis de vitaminas no organismo.

A falta de vitamina D, por exemplo, está associada ao enfraquecimento da imunidade, contribuindo para doenças, como gripes e resfriados.

No caso dela, a exposição solar pode ser uma alternativa para aumentar os níveis de vitamina D. Caso não seja suficiente, a suplementação pode ser a solução.

O Koli D3 atua para regular o processamento e a fixação de cálcio no organismo. É importante para promover a absorção de cálcio e de fosfato, para a calcificação normal dos ossos, além de fortalecê-los para evitar algum tipo de fratura em pacientes com idade avançada ou que tenham falta de cálcio no corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *