O vegetariano consome uma dieta composta basicamente de frutas, legumes, folhas, cereais, leguminosas, nozes e sementes. Alguns são mais flexíveis e consomem apenas ovos, leite e laticínios. Apesar, nutrientes e vitaminas não são absorvidos de forma completa, sendo necessária a suplementação para repor a carência.
No Brasil, não há dados precisos sobre o número de adeptos da dieta vegetariana. Estima-se, no entanto, que 4% da população seja de vegetarianos, muito deles, veganos.
A principal diferença entre vegetarianos e veganos é que os veganos não consomem nada que tenha origem animal, seja em alimentação e outros produtos, enquanto os vegetarianos não comem carne, peixe e aves, mas consomem produtos de origem animal.
De maneira geral, eles precisam ter atenção especial quanto à deficiência vitamínica, uma vez que estão mais suscetíveis.
Caso contrário, ao invés de benefícios, os vegetarianos podem experimentar:
- Baixa imunidade;
- Fraqueza;
- Fadiga;
- Falta de memória;
- Dormência;
- Anemia;
- Depressão.
De acordo com estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition, a saúde óssea é uma das principais preocupações para os vegetarianos e veganos, uma vez que a taxa de fraturas é quase um terço mais alta se comparada à população geral. Isso acontece por causa da pouca ingestão de vitamina D e cálcio, causando baixa densidade mineral óssea.
Além disso, estudos indicam que pessoas vegetarianas e veganas possuem taxas elevadas de deficiência de ômega 3, iodo, ferro e vitamina B12 – que é frequentemente obtida em alimentos de origem animal.
Por essa razão, a suplementação para vegetariano é indispensável.
Suplementação para vegetariano: como funciona
Como o vegetariano não absorve todos os nutrientes necessários para o corpo funcionar corretamente, ele recorre à suplementação vitamínica a fim de repor a carência.
No caso da vitamina D, pesquisas indicam que os suplementos de vitamina D3 são mais eficazes para aumentar os níveis de vitamina D do que os suplementos de vitamina D2.
A vitamina D tem uma função muito importante no organismo: facilitar a absorção do cálcio. Dessa forma, o nutriente contribui diretamente para a saúde óssea, preocupação comum entre os vegetarianos e veganos, que, como mencionado, têm mais histórico de fraturas.
Além disso, a falta de vitamina D está relacionada a outras complicações, como baixa imunidade, problemas respiratórios, risco de câncer e até depressão.
Dessa forma, o vegetariano pode investir em Koli D3 para suplementar a sua alimentação e aumentar os níveis de vitamina D.
Rico em vitamina D3, o suplemento possui a substância necessária para repor a deficiência de vitamina D no organismo. A fórmula contém derivados de leite.
O Koli D3 também é indicado no tratamento auxiliar da desmineralização óssea (retirada dos minerais dos ossos), da osteoporose, no tratamento do raquitismo, da osteomalácia (enfraquecimento dos ossos) e na prevenção de quedas e fraturas em pacientes com deficiência de Vitamina D.
Ele é para uso adulto somente. Recomenda-se tomar um comprimido revestido ao dia por via oral, de preferência junto com uma das refeições. Por outro lado, não deve ser utilizado por pessoas que apresentam alergia a quaisquer componentes da fórmula.
Sem contar que a vitamina D auxilia no sistema imune, fortalecendo a defesa natural do organismo contra doenças comuns, como gripes e resfriados. O nutriente também está relacionado à prevenção de diabetes, obesidade, depressão e até do câncer.
Em resumo, o vegetariano deve investir em suplementação para repor as carências que não são supridas pela alimentação, por ser restritiva. Dessa forma, evita complicações futuras e mantém a saúde em dia, com a mesma energia, ossos saudáveis, sistema imunológico fortalecido e sem surgimento de doenças provocadas por deficiência vitamínica.
O Koli D3 pode ser encontrado em diversas farmácias espalhadas pelo Brasil.