Conhecida por favorecer o fortalecimento dos ossos, a vitamina D possui outros benefícios que provavelmente você desconhece.
Ela pode ser absorvida no corpo por meio da exposição solar, alimentação e até através de suplemento vitamínico.
Considerado um nutriente importante para o funcionamento regular do organismo, a vitamina D é um pró-hormônio produzido pelo organismo e ativado, sobretudo, pelos raios solares.
De acordo com pesquisas acadêmicas, alimentos, como por exemplo salmão, atum, cavala, arenque e sardinha, representam apenas 10% de vitamina D, enquanto os raios solares, 90%.
O problema é que estudos indicam que cada vez menos pessoas se expõem ao sol. Por causa desse e de outros fatores, a metade da população mundial tem deficiência desse nutriente.
A deficiência de vitamina D provoca consequências na saúde a longo prazo, como:
- Aumentar o risco de osteoporose;
- Dores nos ossos;
- Dores nas costas;
- Depressão;
- Câncer;
- Infecções.
No entanto, quem possui os níveis adequados de vitamina D experimenta efeitos que, até então, desconhecia, como por exemplo:
Menos gripes e resfriados
Um dos efeitos que você provavelmente não sabe que a vitamina D causa no organismo é o fortalecimento do sistema imunológico.
Segundo estudos, o sistema imune possui receptores desse nutriente. Dessa forma, a vitamina D também influencia na defesa natural do organismo.
Quem possui níveis adequados de vitamina D no corpo tende a ficar menos gripado e resfriado. Além disso, a resposta imunológica costuma ser mais rápida contra infecções.
Reduz as chances de desenvolver a depressão
Um estudo realizado na Irlanda e publicado no Journal of-Post-Acute e Long-Term Care Medicine constatou que a vitamina D pode auxiliar na prevenção da depressão.
De acordo com a pesquisa, a falta deste nutriente pode aumentar o risco de depressão em pessoas com mais de 50 anos.
Previne diabetes mellitus
Estudos apontam para os efeitos benéficos que a vitamina D pode proporcionar ao nível do tratamento e prevenção.
Isso porque o nutriente é capaz de aumentar a secreção e a sensibilidade à insulina, já que tem grande parcela na produção desse hormônio pelo pâncreas.
Diminui o risco de doenças cardíacas
Outro efeito que provavelmente você desconhece da vitamina D no organismo é que ela reduz o risco de infarto, doença coronária e insuficiência cardíaca.
O estudo publicado no The Journal of Clinical Endocrinology descobriu que pessoas com doenças cardíacas que mantêm o nível normal de vitamina D possuem um risco 30% menor de morrer por um problema cardiovascular.
Deixa a pele mais bonita
A vitamina D também possui propriedades que deixam a pele mais bonita. Com a ação antibacteriana e antioxidante, o nutriente age contra acnes, espinhas e radicais livres, que provocam o envelhecimento precoce.
Além disso, a vitamina promove a renovação das células, evitando rugas e marcas de expressão.
Afinal, como obter esses benefícios?
Para obter esses benefícios, você precisa ter níveis adequados de vitamina D no organismo. Existem pelo menos três formas de conseguir a vitamina: por meio da alimentação, exposição solar e suplemento vitamínico.
O Koli D3, por exemplo, é um suplemento rico em vitamina D3, ideal para a melhor absorção do cálcio, favorecendo diretamente a saúde dos ossos. Além disso, o ativo presente na fórmula auxilia o sistema imunológico e muscular.
Ele também é indicado no tratamento auxiliar da desmineralização óssea (retirada dos minerais dos ossos), da osteoporose, no tratamento do raquitismo, da osteomalácia (enfraquecimento dos ossos) e na prevenção de quedas e fraturas em pacientes com deficiência de Vitamina D.
Em resumo, a vitamina D proporciona benefícios, até então, pouco conhecidos pela maioria das pessoas. Agora que você sabe, está na hora de compartilhar com todo mundo e, claro, começar a dar atenção para esse nutriente tão importante. Saiba onde encontrar.