As vitaminas são importantes para o funcionamento regular do corpo. Eles servem para fortalecer o sistema imunológico, atuar no desenvolvimento de maneira geral, fortalecer os ossos, entre outras funções. Mas o que acontece se tiver falta de vitaminas no corpo?
Neste artigo, reunimos as consequências da falta de vitaminas no corpo. São malefícios que afetam a saúde e podem levar ao surgimento de doenças – algumas delas graves. Veja abaixo qual é o resultado da deficiência de cada uma.
Falta de vitamina A
A falta de vitamina A pode causar ulcerações nas córneas ou ceratoconjuntivite, evoluindo para a necrose. Além disso, a deficiência desta vitamina também pode contribuir para a queda de cabelo, unhas quebradiças, pele seca e cegueira noturna.
Onde encontrar: beterraba, cenoura, batata-doce, couve, espinafre, manga e mamão.
Falta de vitaminas do complexo B
Falta de vitamina B1
Causa perda de apetite, cansaço, perda de sono, irritabilidade, insônia, formigamento, inchaço, confusão mental, fraqueza muscular e prisão de ventre. Em casos mais graves, pode ocorrer lesão cerebral e comprometimento do coração.
Onde encontrar: feijão, berinjela, cogumelo, atum e grãos de cereais integrais, como aveia e linhaça.
Falta de vitamina B2
Causa inflamações na boca, descamação e coceira na pele, falta de energia, anemia e sensibilidade visual. Em casos graves, falta de ar e tonturas.
Onde encontrar: brócolis, ervilhas, espinafre e couve.
Falta de vitamina B3
A falta de vitamina B3 causa emagrecimento, perda do apetite, insônia, diarréia, dermatites e depressão. Em casos mais graves, a deficiência pode causar vômitos e favorecer o surgimento de Pelagra, uma doença de pele.
Onde encontrar: cogumelos, cereais integrais, brócolis, aspargos, batata-doce e outros alimentos.
Falta de vitamina B5
A falta de vitamina B5 causa falta de apetite, doenças neurológicas, câimbras nas pernas, fadiga, baixa produção de anticorpos e sensação de ardência nos pés.
Onde encontrar: salmão, lentilha, abacate, batata-doce e grãos integrais.
Falta de vitamina B6
Já a falta de vitamina B6 causa adormecimento e formigamento das mãos e dos pés, anemia, fissuras nos lábios, distúrbios nervosos, confusão mental e convulsões em crianças.
Onde encontrar: banana, tomate, abacate, espinafre, soja e feijão.
Falta de vitamina B7
Causa calvície, furúnculos, conjuntivite, unhas quebradiças, inflamações, dores musculares, fadiga, anemia, alto nível de colesterol, alucinações e perda de apetite.
Onde encontrar: melão, laranja, couve-flor, leite, espinafre e cogumelo.
Falta de vitamina B9
A falta de vitamina B9 causa anemia, anorexia, dificuldade de memorização, apatia, falta de ar, fraqueza e problema de crescimento. Além disso, a deficiência da vitamina pode favorecer a cefaleia, cansaço, distúrbios digestivos e insônia.
Onde encontrar: vegetais de folhas verdes, cereais integrais, couve-flor, carnes e leguminosas.
Falta de vitamina B12
Causa fadiga, problemas neurológicos, perda de peso, falha na memória, constipação, queimação na sola dos pés, aftas, anemias e icterícia.
Onde encontrar: ovos, queijos, leites, peixes de água fria, como salmão e atum.
Falta de vitamina C
A falta de vitamina C causa sangramento das membranas gengivais na boca, mau hálito e hemorragia. Além disso, a deficiência desta vitamina enfraquece o sistema imunológico, favorecendo o surgimento de gripes e a demora na cicatrização de feridas.
Onde encontrar: laranja, maracujá, abacaxi e limão.
Falta de vitamina D
A falta de vitamina D causa enfraquecimento dos ossos, podendo evoluir para osteoporose. Estudos relacionam a deficiência desta vitamina com o maior risco de desenvolver câncer, diabetes tipo 2 e até problemas cardíacos.
Onde encontrar: atum, carne bovina, gema de ovo, manteiga, exposição solar e suplemento vitamínico Koli D3.
Falta de vitamina E
A falta de vitamina E causa dificuldades visuais, doenças cardíacas, catarata, câncer, mal de Alzheimer e mal de Parkinson.
Onde encontrar: verduras, óleos vegetais, oleaginosas, soja, banana e outros alimentos.
Falta de vitamina K
A falta de vitamina K causa alterações na coagulação sanguínea, podendo levar a hemorragias.
Onde encontrar: espinafre, couve-flor, alface, cenoura, soja e brócolis.
Como identificar se você está com falta de vitaminas?
A melhor forma para identificar se você está com falta de vitaminas é por meio de exames. Se for diagnosticada a deficiência, o profissional recomendará o melhor tratamento a fim de repor a carência – de reeducação alimentar ao uso de suplementos vitamínicos.