Semelhante ao nosso corpo, o cabelo também precisa de nutrição para crescer saudável e forte. Quando isso não acontece, a queda de cabelo é inevitável. Por essa razão, existem algumas vitaminas essenciais para fortalecer os fios e deixá-los mais vivos.
A maioria das vitaminas podem ser encontradas em alimentos. No entanto, quem prefere resultados mais rápidos, pode ter suplementos como alternativa para repor a carência nutricional, uma vez que nem sempre é possível seguir uma alimentação equilibrada.
Neste artigo, reunimos as vitaminas que atuam contra a queda de cabelo e alguns cuidados para você realizar no dia a dia para fortalecer os fios.
Vitamina A
A vitamina A é um ótimo antioxidante e serve para fazer o cabelo crescer mais rápido.
Além disso, o nutriente age na produção de queratina e colágeno, elementos importantes na composição dos fios.
Entre as principais fontes de vitamina A, estão ovos, cenoura, fígado, queijo cheddar, manga, batata, espinafre e pimentão.
Complexo B
As vitaminas do complexo B são ótimas para a queda de cabelo.
A biotina, por exemplo, atua na prevenção, evitando inclusive a progressão da calvície.
Já o ácido fólico ajuda no crescimento de novos fios, sendo uma ótima combinação com a biotina.
Entre as principais fontes de biotina, estão fígado, rins, gema de ovo, cereais integrais e nozes. Enquanto o ácido fólico, pode ser encontrado em folhas verdes escuras, como espinafre, brócolis, couve, alface e salsa.
Vitamina C
Fundamental para a produção de queratina e colágeno, a vitamina C é outra que auxilia na prevenção da queda de cabelo. Ela possui ação antioxidante, atuando contra os radicais livres que prejudicam os fios capilares.
A deficiência de vitamina C favorece o surgimento de escorbuto, uma doença que possui, entre os sintomas, a queda de cabelo.
Entre as principais fontes de vitamina C, estão as frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi, limão e tomate. Brócolis e pimentão amarelo também são ricos nessa vitamina.
Vitamina D
Para a surpresa da maioria, a Vitamina D também ajuda no fortalecimento saudável dos fios. Alguns estudos chegam a relacionar a deficiência dela como causa para a alopecia areata, um tipo de queda de cabelo que ocorre de maneira concentrada.
Dessa forma, além da saúde dos ossos, esta vitamina pode evitar queda de cabelo.
Entre as principais fontes de vitamina D, estão a exposição solar, alimentos como peixes crus e suplementos alimentares, como o Koli D3.
Queda de cabelo: outros cuidados necessários
Lembrando que a deficiência vitamínica é uma das causas de queda de cabelo.
Por essa razão, o ideal é procurar um dermatologista ou nutricionista para avaliar o caso e passar o tratamento adequado para fortalecer os fios.
Além disso, repor as vitaminas no organismo é apenas uma das soluções. Existem outros cuidados complementares à alimentação equilibrada ou suplementação, quando necessário.
Portanto:
- Mantenha os fios sempre limpos: A oleosidade é uma das principais causas de queda de cabelo. Nesse caso, mantenha os fios sempre limpos, lavando-os com produtos específicos para o tipo do seu cabelo.
- Dê uma pausa na química: Em algumas ocasiões, a queda de cabelo é fruto de excesso de química. Se você perceber que fica com os fios mais frágeis após os procedimentos, dê uma pausa na química até que ele se recupere.
- Fique menos estressada: O estresse também é um potencial causador de queda de cabelo. Por isso, invista em atividades relaxantes, como meditação, yoga ou exercícios que geram bem-estar e calmaria.
- Prenda os cabelos quando estiverem secos: Prender os cabelos ainda molhados ou úmidos pode enfraquecer a raiz, favorecendo a queda. Por isso, caso queira ou ache necessário prendê-los, espere até os fios secarem.
Gostou do artigo? Fique ligado em nosso blog pois publicamos dicas diárias para você viver saudável, com ossos mais fortes, boa imunidade e, claro, cabelos poderosos.