Categorias
Vitaminas

Estes sinais mostram se você está com deficiência de vitamina D

Estar com a saúde em dia, sobretudo em tempos de coronavírus, é fundamental para garantir qualidade de vida e bem-estar. Com isso, você tem disposição, imunidade alta, cabelos e ossos mais fortes. No entanto, em alguns momentos da vida, o corpo entra desequilíbrio, principalmente quando ocorre deficiência vitamínica.

Seja por maus hábitos ou dificuldade de absorção, a deficiência de vitamina D, por exemplo, é comum em maior parte da população mundial. A carência desse nutriente é responsável por muitas doenças, entre elas a osteoporose. Em contrapartida, o corpo emite alguns sinais que podem ser caracterizados como falta de vitamina D.

Embora os sintomas sejam sutis, é possível percebê-los. Por essa razão, reunimos os principais sinais que indicam a deficiência de vitamina D.

Fadiga e cansaço

A fadiga e o cansaço crônicos podem ter diversas causas, entre elas a deficiência de vitamina D. Estudos mostram que os níveis baixos dessa vitamina no sangue possuem relação com a causa para a fadiga crônica.

Outro estudo feito com enfermeiras também constatou uma forte ligação entre níveis baixos de vitamina D e relatos de fadiga. Nessa pesquisas, 89% das enfermeiras foram diagnosticadas com deficiência de vitamina D.

Depressão

Estudos mostram uma associação entre os baixos níveis de vitamina D e a depressão, principalmente em adultos mais velhos.

Outros estudos indicam também que administrar vitamina D em pacientes com depressão ajuda a controlar a doença.

Portanto, os pesquisadores concluíram que quem possui níveis menores de vitamina D corre mais risco de desenvolver a depressão.

Veja aqui quais são os principais sintomas da depressão

Ficar doente frequentemente

Um dos principais papéis da vitamina D é fortalecer o sistema imunológico contra vírus e bactérias.

Dessa forma, quando uma pessoa fica doente frequentemente, é possível que os níveis de vitamina D no sangue estejam baixos.

Alguns estudos recentes inclusive encontraram uma associação entre a falta de vitamina D com o agravamento dos sintomas do coronavírus.

Outros estudos também têm mostrado uma ligação entre a deficiência e infecção das vias respiratórias como resfriados, bronquites e pneumonia.

Perda óssea

Como a vitamina D desempenha um papel fundamental na absorção de cálcio, a perda óssea pode ser causada pela carência do nutriente.

Além disso, a deficiência de vitamina D é uma das principais causas para o enfraquecimento dos ossos, provocando fraturas.

A longo prazo, a má absorção causa doenças relacionadas aos ossos, como a osteopenia e osteoporose – veja a diferença entre eles.

Dores nos ossos e nas costas também podem ser indicados de carência de vitamina D.

Dor muscular

Outro sinal que pode indicar a deficiência de vitamina D é a dor muscular. 

Isso porque o receptor da vitamina está presente em células nervosas chamadas nociceptores no músculo.

Alguns estudos mostram que a carência pode ser uma causa potencial de dor muscular em crianças e adultos.

Como corrigir a falta de vitamina D no sangue

Como os sinais são sutis e não específicos, é difícil saber se eles são realmente causas da deficiência de vitamina D. 

Portanto, se você suspeitar que está com alguma carência, busque o auxílio médico.

A deficiência de vitamina D pode ser facilmente corrigida com o aumento do consumo de alimentos ricos nesse nutriente, exposição solar e por meio de suplemento vitamínico.

O Koli D3, por exemplo, é um suplemento alimentar de vitamina D3 em comprimidos revestidos, indicado no tratamento auxiliar da desmineralização óssea (retirada dos minerais dos ossos), da osteoporose, no tratamento do raquitismo, da osteomalácia (enfraquecimento dos ossos) e na prevenção de quedas e fraturas em pacientes com deficiência de Vitamina D.

A vitamina D presente no suplemento auxilia na absorção de cálcio e fósforo e no funcionamento do sistema imune e muscular, assim lhe dando uma vida mais saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *